Acesso a partição via dual boot

Tenho um ssd com ubutu e win 10 em dual boot,ambos funcionam perfeitamente.O problema é que tenho um hd no qual coloquei duas particoes, uma para o /home e a outra particao,ntfs, para os dados que serão usados por ambos os sistemas operacionais.Percebi que simplesmente nao consigo salvar arquivos na partição ntfs de forma que alterações em arquivos sejam vistas tanto no linux como no windows, por exemplo, tenho um arquivo pdf que está na particao ntfs e tal arquivo eu edito tanto no linux como no windows, só que, ao edita-lo no linux e salvá-lo, caso eu reinicie a maquina no windows, o arquivo nao foi salvo,é simplesmente como se existissem dois arquivos ao invés de um.
Peço ajuda para resolver a situacao, ja pesquisei mas nao consegui solução.Verifiquei se poderia ser a questão do fast boot uefi e a opcao fast boot do windows, mas ja verifiquei e ambas estão ok.

1 Curtida

Eu sempre recomendo usar partição compartilhada entre linux e windows com sistema de arquivos exfat Mas se quiser continuar com ntfs, não sei como resolver. Vamos ver os colegas aqui se tem alguma ideia!

1 Curtida

Pra ler e escrever na partição NTFS pela distribuição Linux, é necessário desativar a hibernação no Windows e verificar as permissões de acesso em propriedades (clica numa área vazia da partição no gerenciador de arquivos com o botão direito do mouse)

1 Curtida

Isso foi feito logo que formatei as unidades, e as permissoes estão todas como criar e excluir arquivos.

1 Curtida

Geralmente, quando há um desligamento não programado no Windows, a partição fica inacessível para o Linux em geral.
Uso Fedora KDE 33 + Windows 10. E toda vez que dá um problema no Windows e em seguida tento acessar a partição ntfs, não tenho o acesso.
O que eu faço é iniciar o Windows 10 para que o próprio sistema operacional faça as verificações.
E outra coisa, posta para nós como está o seu fstab.

Um abraço !!!

salve!

Cara,sobre problemas de desligamento, não é isso.A maquina é nova e tem 2 semanas de uso apenas.
Sobre o fstab, segue:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/nvme0n1p6 during installation
UUID=d8e0fd62-dbe7-4e89-a780-eee836123475 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/nvme0n1p1 during installation
UUID=D01B-A935  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# /home was on /dev/sda1 during installation
UUID=e04ffed2-d4b1-43cc-8416-84a2cf2276d5 /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/nvme0n1p5 during installation
UUID=ddf30b83-7343-4363-9ae3-ba4bb85a2222 none            swap    sw              0       0