Acessar o servidor por uma rede e bloquear em outra

Bom Dia/Boa Tarde/Boa noite, recentemente adquiri uma placa de rede com WIFI e LAN, gostaria de configurar para que uma das conexões bloqueio o acesso ao meu sevidor caseiro, acessando assim só pelo WIFI, assim posso monitorar com precisão e gerenciar melhor meu servidor pelo meu computador principal.

Resumo:
WIFI acessa o servidor, mas não a internet
LAN acessa a internet, mas não o servidor

Gostaria de saber se tem como fazer isso pelo Windows e pelo Zorin OS, procurei na internet e nenhum jogo de palavras me trouxe resultado algum.

(Não sei se postei no lugar certo, caso contrario, mova o tópico para a área certa.)

Desde já agradeço.

Att, Jean.

Eu não sei como o seu servidor caseiro está configurado, com qual OS ou o que mais. Mas não dá pra bloquear o MAC do dispositivo LAN no servidor, e forçar o dispositivo de WiFi a usar um DNS nulo? (O segundo eu sei que dá pra fazer, o primeiro é mais dependente da configuração do seu server)

Estou usando o Fedora Server, vou procurar sobre DNS nulo e ver se tem como bloquear o mac pelo firewall do dele, mas no caso eu teria que instalar um serviço dns no servidor pra responder só pelo wifi?

Certamente tem como fazer. Porém esse assunto de tabela de roteamento com diferentes interfaces de rede é bem complicado. Pode colocar alguns meses estudando até conseguir o resultado desejado. Eu não sei como fazer isso.

Instalei o TrueNAS e resolvi o problema, comprei outra placa de rede para o servidor e setei para acessar o servidor por uma lan e os dados trafegarem por outra lan! Obrigado pela ajuda <3 !

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.