Acessar HD Windows 11 com Live USB Linux?

Bom dia. Eu preciso acessar uns arquivos para backup em um notebook com windows 11. Porém ao dar boot no Live USB do Ubuntu é mostrado que não tem HD que eu possa acessar.
Já é um segundo notebook de marcas diferentes com Windows 11 de fábrica que isso acontece. É alguma configuração que eu preciso fazer no Bios/UFEI?
Como posso conseguir acessar essas arquivos?

Dito dessa forma, não consigo ter certeza – do quê você tentou – e de qual resultado você encontrou:

Eu não costumo usar Gnome (Ubuntu). – Eu sempre uso KDE (Kubuntu e outras distros). – Mas sei que, por trás dessa diferença de Ambiente Desktop (DE), os 2 funcionam do mesmo jeito.

Falando como leigo. – Numa distro com KDE, o “gerenciador de arquivos” costuma ser o Dolphin – mas sei que o do Ubuntu (Gnome) faz as mesmas coisas:

Acima: - Observe, no painel lateral à esquerda do Dolphin, várias “partições” com uma marca vermelha de “proibido” no canto dos ícones. – Isto significa que essas “partições” não estão “montadas”.

(Não pense em “HDD”! – Pense em “partições” – pois é com elas que estamos lidando).

Bastou eu clicar um desses ícones, para “montar” a respectiva partição.

Pelo que me lembro, você pode fazer a mesma coisa, pelo “gerenciador de arquivos” do Ubuntu / Gnome. – Verifique a última opção: “+Outros locais”:

Agora, se a partição / as partições do seu HDD não aparecerem na lateral esquerda do Nautilus, aí, sim, temos problemas.

Verifique isso, depois conte para nós o que aconteceu.

1 curtida

Vc tem acesso ao Windows 11 desse notebook? Se tver entre nas configurações de energia e desative a inicialização rápida. Em seguida reinicie e tente acessar pelo Linux.

1 curtida

Conforme o @kalebepsouza sugeriu, acrescento a explicação e detalhes da provável solução: Unable to mount Windows (NTFS) filesystem due to hibernation - Ask Ubuntu

Se não conseguir mais iniciar o windows normalmente tente iniciar em modo de segurança a partir do boot. Desabilite o FastBoot no firmware (setup/bios) da placa e inicialize apenas com o disco com a partição windows, desconecte outros discos.

Não esqueça de desligar a hibernação (precisa executar o CMD ou PowerShell como administrador):

$ powercfg /h off

Eu acho que não estou conseguindo explicar direito. O windows 11 em si foi pedido a senha do mesmo e não estou conseguindo recuperar e nem recuperar os arquivos.

O que está acontecendo nesses notebooks que vem com windows de fábrica. Ao logar com um Live CD esse HD nem aparece para o GParted, como esse HD não existisse na máquina. Mesmo que se eu quisesse instalar dual boot não conseguiria, pq é dito que não tem HD para para instalar.

Até baixei um software para resetar senha em live USB (q não consigo lembrar o nome) e o mesmo tb não conseguiu resolver o problema pq ele não consegue enxergar um HD onde pode estar os usuários para retirar a senha.

Qqr outro sistema que não senha um windows por liveUSB, não é enxergado um hd .

Acho q descobri o que é. É tal do BitLocker

1 curtida

Há tá…

Neste caso não sei como lhe ajudar a acessar os arquivos protegidos por criptografia.

Até pq, se os dados foram protegidos, foi justamente pensando nesta situação.

Boa sorte!

1 curtida