Bom dia. Eu preciso acessar uns arquivos para backup em um notebook com windows 11. Porém ao dar boot no Live USB do Ubuntu é mostrado que não tem HD que eu possa acessar.
Já é um segundo notebook de marcas diferentes com Windows 11 de fábrica que isso acontece. É alguma configuração que eu preciso fazer no Bios/UFEI?
Como posso conseguir acessar essas arquivos?
Dito dessa forma, não consigo ter certeza – do quê você tentou – e de qual resultado você encontrou:
Eu não costumo usar Gnome (Ubuntu). – Eu sempre uso KDE (Kubuntu e outras distros). – Mas sei que, por trás dessa diferença de Ambiente Desktop (DE), os 2 funcionam do mesmo jeito.
Falando como leigo. – Numa distro com KDE, o “gerenciador de arquivos” costuma ser o Dolphin – mas sei que o do Ubuntu (Gnome) faz as mesmas coisas:
Acima: - Observe, no painel lateral à esquerda do Dolphin, várias “partições” com uma marca vermelha de “proibido” no canto dos ícones. – Isto significa que essas “partições” não estão “montadas”.
(Não pense em “HDD”! – Pense em “partições” – pois é com elas que estamos lidando).
Bastou eu clicar um desses ícones, para “montar” a respectiva partição.
Pelo que me lembro, você pode fazer a mesma coisa, pelo “gerenciador de arquivos” do Ubuntu / Gnome. – Verifique a última opção: “+Outros locais”:
Agora, se a partição / as partições do seu HDD não aparecerem na lateral esquerda do Nautilus, aí, sim, temos problemas.
Verifique isso, depois conte para nós o que aconteceu.
Vc tem acesso ao Windows 11 desse notebook? Se tver entre nas configurações de energia e desative a inicialização rápida. Em seguida reinicie e tente acessar pelo Linux.
Conforme o @kalebepsouza sugeriu, acrescento a explicação e detalhes da provável solução: Unable to mount Windows (NTFS) filesystem due to hibernation - Ask Ubuntu
Se não conseguir mais iniciar o windows normalmente tente iniciar em modo de segurança a partir do boot. Desabilite o FastBoot no firmware (setup/bios) da placa e inicialize apenas com o disco com a partição windows, desconecte outros discos.
Não esqueça de desligar a hibernação (precisa executar o CMD ou PowerShell como administrador):
$ powercfg /h off
Eu acho que não estou conseguindo explicar direito. O windows 11 em si foi pedido a senha do mesmo e não estou conseguindo recuperar e nem recuperar os arquivos.
O que está acontecendo nesses notebooks que vem com windows de fábrica. Ao logar com um Live CD esse HD nem aparece para o GParted, como esse HD não existisse na máquina. Mesmo que se eu quisesse instalar dual boot não conseguiria, pq é dito que não tem HD para para instalar.
Até baixei um software para resetar senha em live USB (q não consigo lembrar o nome) e o mesmo tb não conseguiu resolver o problema pq ele não consegue enxergar um HD onde pode estar os usuários para retirar a senha.
Qqr outro sistema que não senha um windows por liveUSB, não é enxergado um hd .
Acho q descobri o que é. É tal do BitLocker
Há tá…
Neste caso não sei como lhe ajudar a acessar os arquivos protegidos por criptografia.
Até pq, se os dados foram protegidos, foi justamente pensando nesta situação.
Boa sorte!