Acessar HD interno no Fedora

Olá, tudo bem com vocês? Assim, eu tenho um SSD com o sistema e um HD com dados. To no momento usando o Fedora e sempre que vou acessar o HD, além de ter que ir em “outros locais”, ele pede senha pra acessar o HD. Isso não acontecia com o Linux Mint. Gosto muito do Fedora mas o único problema é esse. Gostaria de saber se tem alguma maneira de acessar o HD sem pedir a senha toda hora. Obrigado

Por acaso você particionou para que a /home ficasse no HD?
Tá usando EXT4 ou Btrfs?

Nâo, eu instalei o sistema no SSD e não instalei nada no HD, nele ficam só arquivos. O que eu quero é poder acessar ele sem que precise pedir a senha toda hora

Por que complicar sua vida? O melhor dos dois mundos é o / e swap no ssd e /home no HD. Não terá necessidade de ficar montando o disco toda hora.

To usando BTRFS. Eu tenho arquivos no HD, vou perder os arquivos se botar a home no HD?

Não, você não perderia arquivos quaisquer, mas…
@Rodrigo_Chile pelo que li no blog do Manjariando nem dá para fazer isso em Btrfs, procede?

1 curtida

Então pelo que eu entendi tem que instalar a home no HD e instalar o sistema em EXT4, isso?

Você pode usar Btrfs, mas durante a instalação falando que a /home é no HD. Eu falei marcando o Rodrigo sobre Ext4 pois, para você não precisar reinstalar o sistema e apenas migrar a /home para o disco mecânico, você teria de estar usando em Ext4.

Entendi. Obrigado

São duas coisas separadamente mas que podem dar no mesmo… montar a home após a instalação usando o Gnome Discos para editar o fstab com a raiz do sistema em btrfs pelo jeito não dá certo, pois ele parece que não cria o subvolume correspondente (o que dá pra fazer caso se saiba como)

Outra coisa é montar partições automaticamente usando o mesmo método do Gnome Discos: não sei se funcionaria, só testando e dps criando o respectivo atalho a partir da partição montada em mnt - o problema é se ainda assim precisa criar o subvolume à parte dentro de @mnt ou se isso se resolve “sozinho”… acho que só testando

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.