Olá, tenho um HD com arquivos que foi formatado no Linux Mint, fiz um dualboot com o Windows, gostaria de acessar esse HD no Win, como posso fazer isso? Olhei em gerencimento de discos mais ele só pede para formatar.
Boa noite. O Linux usa um sistema de arquivos diferente que não é reconhecido pelo Windows, sendo impossível acessar no Windows o que está formatado com o formato que o Linux usa. O único jeito é você reparticionar o HD com uma partição NTFS, que é algo que o Windows usa e reconhece, ou mesmo FAT32. Aí ele reconhece e você pode acessar os arquivos. Ou usa NTFS nesse HD de arquivos logo. Aí você deve poder acessar em ambos os sistemas.
Abraços!
Ok, valeu pelas dicas, obrigado.
Olá @Eilton_Costa, tudo bem contigo?
Você vai precisar usar programas de terceiros para acessar o conteúdo de partições Linux no Windows. Caso a partição esteja em EXT4 você pode usar programas como o ext2fsd ou o LFS da Paragon.
Existem várias outras opções, pesquisando um pouco no Google você vai encontrar algumas para testar até encontrar a que melhor te atende.
Calma po, tem drivers de terceiros para ext2/3/4 e btrfs, basta instalar.
É como esses drivers são software livre o porte pode ser feito copiando o fonte do kernel Linux e fazendo edição em trechos específicos com edição de poucas linhas.
Eu falei como eu sabia. Mas se há outras formas, então tá tudo certo.
Eu estava no smartphone, mas agora aqui esta a pagina do projeto de porte do BTRFS para Windows:
Faz como a pagina diz, instala pelo chocolatey, o chocolatey é um software de instalação automática de software, a pagina dele é esta:
Para instalar o chocolatey segundo a pagina do mesmo, é rodar este comando no powershell:
Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))
Após isso para instalar o driver BTRFS for Windows é rodar o comando no powershell conforme visto na pagina do site:
choco install winbtrfs
Reinicie a maquina.
IMPORTANTE: este driver apenas deve funcionar se a partição do Linux estiver formatada com o filesystem BTRFS, caso seja EXT2/3/4 é preciso outra implementação de driver que vc pode achar na internet.
É isso, abraço.