Acessar conteúdo em disco GPT/ext4

Tenho 04 hds externos para backup de vídeos! Hoje um deles não permitiu acesso. após muitas tentativas, resolvi abrir o gparted só para ver o que ele informava…

Como pode ser visto no gráfico de ocupação do disco mostra 559.28 GB ocupados e
370.28 livres.

Mas no nautilus ele informa vazio

Como faço para ter acesso ao conteúdo desse disco?

P.s. Informações do meu hardware:
modelo: Dell Inc. OptiPlex 7010
memória: 16,0 GiB
CPU: Intel® Core™ i7-3770 CPU @ 3.40GHz × 8
GPU: Mesa Intel® HD Graphics 4000 (IVB GT2)
S.O.: Ubuntu 22.04.1 LTS

Faça uma verificação no sistema de arquivos. Pelo gparted mande desmontar o disco e no terminal use:

fsck.ext4 /dev/sdc
1 curtida

Não precisa usar terminal, se ele já esta com o Gparted aberto, o próprio Gparted chama o e2fsck para corrigir.

O mesmo faz o fsck, ele chama o e2fsck para corrigir igual o Gparted.
@antunesm Coloca o Gparted corrigir o ext4 conforme a imagem, clicando com o direito no VANAFLIX_4 e indo em check.

1 curtida

Boa tarde @aguamole! Fiz como me orientou(acredito que repetido, pois já havia feito isso pelo “Discos” (Aplicativos > Ferramentas de Sistema > Preferências > Discos) que me apresentou o mesmo resultado e não conseguiu me dar acesso aos meus dados.) e parece que não funcionou!

Será que temos alguma outra alternativa? Não quero perder esses dados(muitos e muitos dias de trabalho!)

Parece besteira, mas veja se está oculto.

1 curtida

faça os comando pelo terminal usando sudo.

1 curtida

Meus amigos; a solução mais simples é sempre a mais eficiente:
Segui o procedimento sugerido pelo amigo @aguamole , corria tudo como indicado, mas não aparecia nada, como eu estava muito ansioso e preocupado, esqueci de ver se o e2fsck havia criado a pasta lost&found, que como o amigo @swatquest me lembrou fica oculta; daí, como indicado pelo amigo @Tallescg, executando o nautilus como superusuário, mandei apresentar os arquivos ocultos e voilá:
Lá estava ele com uma a maioria dos meus arquivos…(ufa)
Envergonhado por não ter atinado para essa questão tão simples; me desculpo e agradeço a todos!

1 curtida

A pasta lost&found é uma pasta para o e2fsck colocar os arquivos que foram recuperados quando o e2fsck não sabe o local onde o aquivo ficava.
Porque você não usa o FS Btrfs?