Acessar computador "sem video" remotamente por VNC

Olá, colegas.

Por esses dias resolvi criar uma espécie de servidor de arquivos doméstico aqui em casa com uma máquina que estava sem uso. Gostei bastante do Pop-OS e instalei ele nessa máquina (não tenho praticamente nenhum conhecimento em servidores e rede, assim, fui fazendo as coisas com ajuda dos fóruns e meio que por tentativa e erro).

Bom, agora que está funcionando, eu gostaria de acessar essa máquina remotamente (pois não seria possível conectar mouse, teclado e monitor nela, pois atrapalharia o uso de outro computador, visto que só tenho um conjunto desses periféricos).

Realizei a conexão VNC (achei bem mais fácil do que imaginava, a propósito), mas eu só consigo acessar a máquina virtualmente se ela estiver com o monitor conectado; caso contrário, o cliente VNC (TightVNC Viewer) exibe apenas uma tela preta ao ligar ou congela a tela quando retiro a conexão do monitor.

Com isso, eu imagino que a máquina não esteja gerando vídeo, visto que não há necessidade por não ter nenhum monitor conectado. Existe forma, no entanto, de “forçar” isso, para que eu possa ligar o “servidor” e acessar remotamente sem ter nenhum periférico conectado nele?

Espero que tenha sido claro. Caso a postagem esteja em um fórum errado, agradeceria se os moderadores movessem (ou informassem a categoria correta).

Agradeço desde já!