Boa tarde, pessoal.
Hoje cedo eu estava editando documentos tranquilamente no Microsoft Word 2013, rodando via Wine através do PlayOnLinux (como sempre funcionou), e resolvi atualizar o sistema. Pois bem, abri o terminal, digitei um sudo apt update, sudo apt upgrade. Passou algum tempo e meus acentos, til e cedilha passaram a não funcionar. Fechei o Word, abri o PlayOnLinux e notei que, do nada, os menus estavam em Português de Portugal, assim como outras partes do sistema (como o terminal), mesmo com o sistema configurado para Português Brasileiro.
A partir daí tentei desinstalar o idioma e instalar novamente. Consegui desinstalar, ok. Na hora de tentar instalar de volta, ele instalava apenas o Português de Portugal. Depois de muita pesquisa e uma odisseia, consegui apagar todos os locales e reinstalar (alguma coisa estava corrompida). Voltei o idioma para Português do Brasil. Contudo, o terminal continua em Português de Portugal e os acentos, til e cedilha não funcionam em qualquer programa Wine, embora funcionem no sistema em geral. Se eu troco para Português de Portugal, passam a funcionar…
Agora estou com trabalho atrasado e um nível bem alto de descontentamento com o sistema, porque não é a primeira vez que me deu dor de cabeça após um update (quando tentei fazer upgrade do 18.04 LTS para o 20.04 LTS no meu notebook, brickou o sistema por problemas com o auto-login e o driver da Nvidia). Eu amo o Ubuntu. De verdade. Mas não tenho como ficar passando por esse tipo de coisa. Os temidos updates do Windows 10 nunca me deram problemas! Fica parecendo que o Ubuntu é extremamente instável, o que não era para ocorrer.
Alguém tem alguma luz?