Aceleração de hardware no Wayland

Segui as instruções em Chromium - ArchWiki e funciona muito bem no xorg, mas no wayland mesmo com --use-gl=egl ainda usa a decodificação por software, no xorg MojoVideoDecoder (Hardware) e no wayland VpxVideoDecoder (Software), alguma solução? Uso intel Gpu
Plasma 5.21.1

O Chromium não possui ainda suporte para aceleração de video em uma sessão wayland/xwayland.

1 curtida

possui sim
vc precisa criar um arquivo chromium-flags.conf na ~/.config/ e colocar isso dentro

--ignore-gpu-blocklist
--enable-gpu-rasterization
--enable-zero-copy
--disable-gpu-driver-bug-workarounds
--use-gl=egl
--enable-accelerated-video-decode
--enable-features=UseOzonePlatform
--ozone-platform=wayland

e olha se tá tudo ou quase tudo em verde na url chrome://gpu

3 curtidas

Parece que deu certo :grinning: Ficou assim


Testei no chrome stable e também está rodando até em 1080p60fps tranquilo, antes ficava travando até em 480p, mas só uma dúvida: no chrome://media-internals/ ainda mostra o kVideoDecoderName como VpxVideoDecoder (software), é possível alterar para MojoVideoDecoder (Hardware) ou ainda não tem suporte?

1 curtida

Isso é decodificação por software (VpxVideoDecoder), o Chromium não possui suporte a aceleração em uma sessão wayland ainda. A flag Ozone é apenas um suporte experimental do navegador ao wayland.

1 curtida

Dê uma olhada aqui. Como eu disse antes, ainda é experimental e não funciona por completo.

Usando a flag (em Xorg mesmo) –enable-accelerated-video-decode alguns vídeos no YouTube reproduzem uma tela branca. Alguma bug ou eu estou ativando errado?

se não me engano vc precisa de ter o libva-utils instalado (no archlinux) e precisa chamar o vainfo pra ver quais codecs sua placa de vídeo suporta codificar/decodificar (e isso é dito na archwiki), no meu caso, por exemplo, eu tenho que adicionar uma extensão chamada “enhanced h264ify” que bloqueia os codecs vp9 (só do youtube), já que minha placa de vídeo não dá suporte a aceleração por por esse codec

beta, ou não, totalmente experimental, parcialmente experimental, funcionando parcialmente experimentalmente, ainda existe o suporte e é opção do usuário usar software experimental, só jogar um “não tem suporte” é complicado
na própria archwiki é dito que vc pode ter certos problemas
eu mesmo, quando usava o chromium, usava essa opção e ela funcionava normalmente

como o @TheGreatDeadOne disse, é software experimental, pode ser um bug, se vc acha que é uma configuração errada a archwiki fala pra vc qual a configuração certa (ao menos a configuração que vc tem que fazer no archlinux)

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.