Aceleração de hardware do Firefox

Tenho algumas dúvidas sobre “aceleração de hardware” e “decodificação de vídeo”, não apenas no Firefox, mas de início, vamos focar neste navegador:

1. Há alguma diferença entre os 2 termos citados acima, ou na prática eles se referem à mesma coisa?

2. Ativando a opção “aceleração de hardware” (como mostrarei na imagem abaixo), ainda precisaria mexer nas flags para que surta efeito?

3. Sem esta opção de “aceleração de hardware” ativa, estando somente com as flags ativas, a decodificação de vídeo estaria totalmente ativa?

Quando cito “flags”, me refiro à Webrender.all, Vaapi e elg-force.enabled.

Ah, a imagem que citei no tópico 2:

1 curtida

Posso estar enganado, me corrijam que tiver mais conhecimento, sim, são coisas diferentes, mas que estão relacionadas. Decodificação é qual tipo de decode o seu navegador vai usar para rodar os vídeos e a aceleração por hardware é usar sua GPU ao invés da CPU para trabalhar com elementos gráficos

No meu firefox, não tem essa opção, apenas a de usar a melhor configuração de desempenho, mas acredito que sua versão do firefox for uma das mais recentes, não precisaria

A decodificação sim, mas se eu entendi direito você que usar aceleração via hardware para melhorar seu desempenho no uso da navegador correto ? se for assim, acredito que a opção precisa estar habilitada para surtir esse efeito

Não sei dizer se a aceleração via hardware está realmente ativada no meu, porém eu só consigo ver vídeos a 60fps no Firefox e acessar páginas com muitos elementos gráficos fica infinitamente melhor no Firefox do que no meu Vivaldi, que não tem a aceleração via hardware ativada por padrão.

1 curtida

Aceleração de Vídeo por Hardware é um termo, à qual designa a GPU à decodificar/codificar os gráficos, tirando essa tarefa da CPU.

Sim, precisa marcar para utilizar quando disponível, e habilitar as flags.

Segue esse tutorial, para Habilitar aceleração de vídeo por hardware (VA-API) para Firefox no Ubuntu.

Segue links:
    Hardware video acceleration - ArchWiki
    HardwareVideoAcceleration - Debian Wiki

1 curtida