Abandonei o Firefox para sempre

Bom dia a todos,

Eu imaginei que em algum momento esse dia fosse chegar: abandonei o Fireifox. Já fazia um tempo que eu vinha pensando em abandonar o Firefox, mas como gostava muito do navegador, fui adiando isso.

Mas há alguns dias atrás, veio a pá de cal e tomei a decisão. O computador da minha namorada foi pego por um familiar dela e com a ajuda de outra pessoa, ele descobriu e resetou as senhas do notebook, invadiu todas as redes sociais, mexeu em logins senhas e tudo mais. Prefiro não entrar em detalhes, mas foi uma situação bastante traumatizante e deu até polícia.

Isso não teria acontecido se ela tivesse, por exemplo, uma senha no navegador. O Chrome tem mais de uma extensão para colocar senha no navegador. Uma delas é o Chrome Lock. Você só abre o navegador se digitar uma senha. Ainda que alguém roube o seu notebook, mude a senha se root, ele não vai conseguir acessar seus dados de navegação sem a senha.

Fui verificar se o Firefox tem esse recurso. Descobri que já teve, mas o Firefox Quantum tirou esse recurso. Eu já estava decepcionado com a qualidade de algumas extensões do Firefox e também com a falta de outras. Não ter essa extensão depois desse grande trauma, foi o último prego no caixão.

Por questões de segurança, já até desinstalei o Firefox da máquina e estou usando o Chromium e o Chrome. Adicionei a extensão Chrome Lock e me sinto mais em paz. As extensões são melhores, mais modernas e em maior quantidade que o Firefox. O navegador dela também está com senha.

Foi bom enquanto durou. Desejo sucesso a Mozilla e seus desenvolvedores. Quero saber quem de vocês também trocou de navegador por algum motivo e não voltou mais para o anterior.

Abraço

4 curtidas

■■■■ o seu caso viu. Mas vamos combinar que culpar um software como o Firefox por um leso de usuário (que foi o que ocorreu) é demais. Se queria proteger os dados do seu notebook o certo seria configurar um senha pra acesso ao mesmo, e não em apps específicos que vamos combinar não é o foco de navegadores. Ou seja, no seu caso a culpa foi exclusivamente sua e da sua namorada que deixaram a conta de perfil do sistema operacional sem um bloqueio de senha. Espero que essa situação lhe sirva de aprendizado e que se guarda dados sensiveis como senhas o certo é adicionar uma senha de proteção no próprio S.O (Aquela senha de login de usuário). Uma dica adicional seria criar uma conta exclusivamente para acesso de terceiros no notebook.

17 curtidas

Tenho achado o FF extremamente pesado ultimamente, lembro que sai do chrome por estar muito pesado e migrar pro FF que na época era mt mais leve, hj estou prestes a fazer o msm caminho oposto.

Sobre privacidade, não tem muito pra onde correr. O ideal acho que seria o brave que não tem sistema de login pra não ter nada salvo e não configurar nenhuma senha automática nas paginas, mas isso se torna extremamente cansativo e inviável com o tempo.

Mas acho que talvez a principal falha nisso tudo tenha sido da parte do usuário mesmo, como o @anon96679446 comentou

Esse post serve como alerta para quem não usa criptografia.

Em caso de roubo do equipamento, como o acesso ao hardware é total, é extremamente fácil roubar as informações tanto de logins quanto arquivos.

Adicionar segurança é muito chato… Tem que digitar senhas complexas quando liga o computador e ao fazer login, mas quem não faz isso está confiando a segurança dos seus dados na segurança física do local onde fica o computador, afinal mesmo os usuários iniciantes sabem que se alguém retirar o HD do computador, terá acesso a todos os dados ali.

A segurança é tão forte quanto o elo mais fraco da corrente. Computador sem disco criptografado é extremamente inseguro quanto à invasão física… Vai de cada um analisar seu caso.

5 curtidas

Era um Notebook com Windows e Ubuntu. Ambos SO tinham login e senha. O problema é que o invasor tinha contato com policiais que estão acostumados a pegar computadores e descobrir senhas para vistorear. Na verdade, foi o padrasto dela que mandou invadir o PC dela por paranoia e fez este estrago. Mas não vou entrar em detalhes aqui, pois não vem ao caso. Mas agora está tudo bem.

2 curtidas

Eu abandonei o chrome. Porque ele não supre minhas necessidades no android como no pc. Passei a usar o Firefox por causa disso. Mas a questão de privacidade, meu computador é para uso de trabalho e particular, ninguém tem acesso a ele a não ser minha esposa, que por acaso também usa ele, mas no caso, para estudar. Creio que não confiar em todo mundo me ajuda a não dar muita brecha na segurança.

Cara, que situação. Não imagino que perrengue tenha dado.

No firefox é possível por uma senha mestre com ela ativada não é possível ver e nem usar as senhas salvas no navegador.Ai quando você precisa usar as suas senhas aparece um janelinha pedindo para por sua senha mestre colocando ela não é necessário por novamente.

1 curtida

Já aprendi que esse negócio de gosto é algo extremamente pessoal. Muitos amam o Firefox, outros gostam mais do Chrome. Não dá para defender um ou outro, mas no dia a dia, aprendemos o que mais nos atende. No meu caso, só para relatar, sinto-me melhor com o Chrome. Mais rápido, mais moderno, o sistema de sincronização dele é muito bom. Também o acho mais leve, e só quem tem um computador mais antigo e lerdo como o meu é que vai sentir a diferença. Não adianta falar que mediu com o programa tal e utilizar um I7, que não é a mesma coisa. A sensação de utilização é que diz tudo. Portanto, quem gosta de Firefox, seja feliz com ele. Para mim também já deu faz tempo.Hoje em dia, só Chrome.

1 curtida

Eu uso um programa chamado keepassxc pra gerenciar minhas senhas, salvos todas as minhas senhas nele num arquivo que posso levar pra onde quiser. É um ótimo gerenciador de senhas, não tenho nenhuma senha salva em navegador.

4 curtidas

Mas como funciona acessar sites sem salvar senha?

Por exemplo, eu participo de uns 3 ou 4 fóruns e acesso pelo menos uns 5 outros sites que me pedem senha pra entrar. Então todos os dias que eu ligo meu PC e vou fazer minhas coisas tenho que ficar colocando login em senha sem uns 10x diferentes todas as vezes?

O keepassxc possuim extensões no firefox e no chrome que se conecta a base de dados do app no seu pc. Daí ele preenche os campos automaticamente.eu gero senhas enormes e complexas no keepassxc, daí só preciso lembrar da senha mestra. Ele também tem app pra android.

Senha é de algo particular. Se vc acha que salvando a senha em um software com a despreocupação que vão cuida dela pra mim, se eu deixa salva. É um pouco d+ não acha ? Por isso o software ( S.O ) te da a possibilidade de criar usuarios pra pode acessa com certas restrições. Ai a culpa não é do firefox, e sim do usuario, sabendo que suas senhas estão ali, e não entregar de mão beijada.
É algo horrivel que aconteceu, porem é meio injusto a falacia.

Cara aprenda e ensine ela a usar um gerenciador de senhas, não acredito que seu problema será muito resolvido só adicionando uma senha para acesso ao navegador, o correto seria NÃO SALVE NO NAVEGADOR.

Mas ai é com vc.

1 curtida

Meu deus com uma simples pesquisa de como criptografar o disco aparece varias solução na internet.
Tem ate senha na bios para dar boot apesar da pessoa poder trocar o HD de maquina o que não adiantaria.
O próprio kernel Linux tem criptografia de disco integrada.
As pessoas acha que as desgraça só acontece com o vizinho que a vida delas é um paraíso esse testemunho vai servir para algumas pessoas e outras não darão nem importância e continuarão pensando que só acontece com o vizinho.
Ta na hora de acordar para a realidade né e criptografar todo o disco caso use notebook ou um pendrive persistence.
Colocar senha segura mais nem isso fazem.

1 curtida

Meu amigo, essa situação é algo que ninguém imagina passar. Os documentos que ela tinha no PC não era tão importantes. O problema foi entrar na máquina dela e acessar toda a navegação, senha histórico, google drive e tudo mais. O Chrome Lock resolve bem a situação. Não sou um especialista em informática, mas também não sou um zé mané. Meus documentos importantes estão em nuvem e nem todas as senhas que uso estão salvas no navegador. Muitas delas estão só na minha cabeça. Muita gente criptografa o HD e se esquece de proteger o navegador, que é algo básico. O cara pega seu notebook, reseta a senha de root, acessa seu navegador e vai ver tudo o que você faz na internet. Mas enfim, cada um na sua.

“Muita gente criptografa o HD e se esquece de proteger o navegador” Sua lógica está totalmente errada. Veja! Se a pessoa quer proteger os dados pessoais primeiro q ela nem deixa terceiros terem acesso ao seu perfil (conta de usuário do computador). O certo a se fazer é criar outra conta para acesso a terceiros. Ex: um. Conta familia e tal. Ninguém tem q se preocupar em colocar senha em navegador e sim no perfil onde ficam todos os dados armazenados do usuário. De nda adianta colocar senha no navegador se eu posso simplesmente copiar seu perfil do Firefox sem precisar abrir ele e carregar numa nova instalação tendo acesso aos seus dados. Onde estou querendo chegar? Simples! Proteger um navegador com senha pra proteger os dados não faz mt sentido.

2 curtidas

Cara criptografia de disco criptografa o disco ela instalo o navegador em um disco descriptografado porque ela não moveu ele para um disco criptografado para ele ficar criptografado?
To achando que você não sabe o que é criptografia de disco né possível:


Mais é triste né ser roubado pela própria família.

1 curtida

Fica aqui o meu desafio pra você burlar o Chrome Lock. Quando conseguir, posta aqui pra gente ver. Estou curioso!

Com um disco criptografado é impossível de resetar a senha de root? Se for, adeus! Se ele resetar a sua senha de root, ele está dentro da sua máquina, não importa a criptografia. Muita gente hoje nem guarda coisas importantes no PC, mas sim na nuvem. Se o cara acessar o seu navegador, ele invade tudo o que você tem. Exceto se as senhas não estiverem salvas no próprio navegador ou se há uma senha para acessar o navegador como o Chrome Lock.