Abandonar o Windows no ambiente de trabalho

Bom dia a todos os amigos.

Como eu luto para poder usar somente linux no meu trabalho…mas ainda fico preso por causa de dois softwares da empresa que somente funcionam no Windows, e não rodam bem pelo Wine.

Hoje trabalho em uma indústria de alimentos, e o que uso basicamente é internet para navegação/email…pacote office (mas nada que seja de outro mundo…documentos e planilhas simples) e acesso remoto por teamviewer a maquina de outros usuários.

A unica forma de se livrar do Windows seria usando Virtualbox mesmo para uma maquina virtual Windows ?

Não queria fazer dual boot para não ficar saindo e voltando de sistemas.

Se os softwares não funcionam bem com o Wine, não há outra opção a não ser usar máquina virtual. Não precisa ser necessariamente o Virtual Box (na verdade, acho ele a pior das opções), tem outras opções mais interessantes.

Porém, vale a pena?

Só se seu computador tiver uma boa capacidade para rodar o Windows em VM e se isso não afetaria a sua produtividade.

Além do mais, por ser o computador da empresa, você poderia efetuar modificações?

Enfim, acho que antes de fazer qualquer coisa, você teria que ver se usar Linux melhoraria sua produtividade no trabalho.
Se for por mera questão ideológica, aí acho desnecessário mudar.

Se a máquina Windows está lenta ou coisa do tipo, tentaria poli-la para deixá-la usável.

3 curtidas

Bom dia amigo.

Tenho total liberdade para mudanças.

Hoje eu só preciso acessar esses dois softwares da empresa para consultas, são os sistemas ERPs da empresa.

O que me cansa são as atualizações do Windows e os problemas que acontecem as vezes do nada.

Hoje meu equipamento é um micro Dell - I3 8100 - 12Gb DDR4 - SSD Nvme 240Gb

Eu só conheço bem o VirtualBox…o que vc recomendaria a testar no lugar dele ?

O Gnome Boxes também é bom, é muito fácil criar máquinas virtuais nele, e eu acho que funciona até melhor que o VirtualBox (pelo menos na minha máquina).

1 curtida

VirtManager, Gnome Boxes, VMWare.

Eu particularmente usei mais o VMWare, por estar mais acostumado.

Da última vez que fui instalar o Windows, levei uns 30 min no VMWare e no Virtualbox, já tinha passado mais de 1 hora e eu ainda estava na tela de instalação.

Vmware não é pago ?

É gratuito para uso pessoal.

E o que vc indicaria:

Linux Mint ou Ubuntu ?

Tenho mais afinidade e conheço um pouco mais em base Ubuntu…ou alguma outra ?

Linux Mint, o processo de mudança seria menos indolor, já que é visualmente parecido com o Windows e tem vários facilitadores.

1 curtida

Bem, eu tinha o mesmo problema que você.
Não sei qual sua função na empresa e se tem acesso aos servidores. No meu caso, como sou eu quem cuida dos servidores, instalei o Terminal Service no servidor e, quando precisava, acessava pelo Remmina.
Migramos o servidor para a Azure, então o processo continua o mesmo.

1 curtida

Rapaz aqui nosso servidor está hospedado no Openstack no Uol Host…e um servidor Windows Server…mas não consigo acessar ele via remoto de maneira alguma…parece que ele barra o terminal service.

Mas qual software depende do Wine, o Teamview tem nativo e o Office funciona de boas, além de ter uma versão online

1 curtida

O problema são dois softwares ERP da empresa que não funcionam de maneira alguma com o Wine

Vmware tinha um problema com módulos após atualizaçōes de Kernel. Os módulos nāo eram carregados no novo Kernel e o programa nāo funcionava mais. Pela minha experiência nāo recomendaria pra usuários iniciantes.

1 curtida

Se os programas que você utiliza não funcionam bem no wine, não tem outra forma a não ser dualboot ou máquina virtual.

Existe um projeto chamado Winapps que integra á maquina virtual e os aplicativos Windows no ambiente Linux, talvez possa ser uma solução pra vc, tem vídeo do Dio e material de apoio explicando tudo:

A página do projeto no github:

Se quiser manter as coisa mais simples, utilzia uma máquina virtual sem integração mesmo. Recomendo Virtualbox, Gnome Boxes e Virt-manager. Recomendo usar o Ubuntu ou Pop-Os.