Abandonar de vez o Windows?

Primeiramente bom dia, ontem eu peguei meu primeiro PC potente no qual vai me satisfazer por um bom tempo, com isso me pergunto se é possível abandonar de vez o Windows (que com SSD fica utilizável) para usar alguma distribuição Linux. Já que irei utilizar jogos tanto da steam, emuladores, origin e alguns piratas (infelizmente não posso comprar todos)

Especificações:

CPU: I5-7400
GPU: RX580 8GB
Mobo: H110-M Gigabyte
RAM: 16GB
SSD: 250GB
SSHD: 2TB

(Sei que não é a melhor combinação mas com o preço que paguei tá ótimo)

Agradeço a atenção de todos

Windows ainda continua sendo a melhor plataforma para jogos por conta de compatibilidade e quantidade.

Se você quer mudar para Linux, primeiramente veja os games que pretende jogar se tem para Linux, caso não tenha se eles rodam com uma boa performance no lutris/wine/playonlinux.

Dependendo do resultado aí depende somente de você se vai ou não migrar para Linux de vez, eu mudei 100% para Linux com uma filosofia diferente, eliminar pirataria de vez da minha vida, mas já que pretende usar jogos piratas, talvez seja melhor ficar no Windows por conta de crack e outras coisas para fazer funcionar o game, que talvez você tenha problema para fazer funcionar nos programas que citei acima.

Ou então faça dual boot e use as duas, quem sabe em algum momento a sua necessidade de usar Windows acabe e você migre 100% para o Linux, tudo é questão de costume, se você usar bastante Linux, vai se acostumar e tornar as coisas mais fáceis com o passar do tempo.

1 Curtida

Bom dia @NinjaX1, nós do DioLinux Plus respeitamos sua forma de pensar e utilizar os softwares, porem não incentivamos nem compactuamos com pirataria, vemos apenas duas alternativas:

  • Utilizar uma alternativa free
  • Comprar a licença da aplicação desejada

Isso posto, vamos abordar os demais pontos

Essa é uma pergunta que somente você poderá dizer, pois se trata de uma decisão pessoal. Segue link de matéria abordando esse assunto: Você realmente precisa do Windows?

Como sair do windows: Buscar resultados para 'sair do windows' - Diolinux Plus

Steam roda normalmente, independente da distribuição e os emuladores instaláveis e configuráveis, basta realizar o teste e qualquer eventual dúvida a comunidade poderá te ajudar.

1 Curtida

Verdade, um dual boot pode ser uma solução interessante mesmo, obrigado pela atenção

Obrigado pela resposta, claro que não é minha intenção utilizar esses softwares piratas até mesmo pelo risco de danificar algo devido a falta de segurança…

No mais irei verificar os tópicos apresentados por ti, valeu

1 Curtida