Gnome Shell Theme, menu escuro no Ubuntu 19.10

Saudações Pessoal.

O título desse tópico também poderia ser:
“Gnome Shell Theme Similar ao Yaru-Dark para Ubuntu 19.10”.

No Ubuntu 19.10 por padrão não é possível aplicar o tema Yaru-Dark no Gnome Shell. Sendo assim, para as pessoas mais exigentes com a estética, fica um pouco estranho ver os aplicativos com o tema “dark” e o shell (ambiente do sistema Gnome) com o tema “não-dark”.

Pesquisando, encontrei um tema bem simples e super leve que é bem similar ao Yaru-Dark e que quebra o galho enquanto não surgir alguma solução melhor.

O nome do tema é “Black Maia” e está disponível para donwload em:

https://www.gnome-look.org/p/1201366/

Para instalá-lo, primeiro será necessário instalar o “Gnome Tweaks”. Procure no “Ubuntu Software” e instale-o.

Depois será necessário habilitar o uso de “Gnome Shell Themes”, que é desabilitado por padrão no Gnome. Para resolver isso, abra o aplicativo “Ubuntu Software” e procure por “User themes” que é uma extensão do Gnome. Instale-o e ative-o no “Gnome Tweaks” pela aba “Extensions” (Extensões).

Finalmente, baixe o tema no endereço indicado acima, descompacte-o e coloque-o dentro da pasta “.themes” na teu diretório $home. Caso a pasta não exista, crie-o. Para visualizar a pasta, marque a opção “Show Hidden Files” (Ver Arquivos Ocultos) no aplicativo Files / Nautilus (gerenciador de arquivos Gnome - clicar no botão no carto superior direito para visualizar a opção).

Depois abra o aplicativo “Gnome Tweaks”, vá na aba aparência e na opção Shell escolha “Black Maia”.

Pronto. Agora desapegue das perfeições, pois ainda há um longo caminho pela frente no Universo Linux Desktop…

2 curtidas

Para mim o tema do 19.04 estava perfeito, mas é como dizem, nada é tão perfeito que não possam estragar. Tá aí o exemplo.

caramba eu to indo para o 19.10 pq achei ele incrível HAHHAHAHAH

1 curtida

Eu presto muito atenção nos detalhes, e tem duas coisas que me incomodam um pouco:

  1. A barra Superior - agora tem os menus com fundo branco ao invés de preto, e a fonte que era Ubuntu Negrito agora está Ubuntu Regular.

  2. Os ícones - agora estão com um tom de laranja mais opaco, antes era mais vivo combinando com o accent color.

Para mim estava perfeito, vou ver depois como colocar o tema do 19.04, mas por enquanto estou vendo se acostumo com o do 19.10.

É rapaziada… está bem difícil satisfação visual no Linux. Se ficar muito apegado aos detalhes é angústia na certa. Eu tenho feito os ajustes mínimos para não perder muito tempo e focar nos trabalhos operacionais.

Estou tendo problemas galera. Pesquiso na loja e não consigo instalar o user themes.

Nem pelo site?

https://extensions.gnome.org/extension/19/user-themes/

1 curtida

Consegui agora amigo! obrigado! Aproveitando a disponibilidade:

Não estou conseguindo aplicar temas no Tweak. Baixo os arquivos no gnomelook, coloco na pasta theme, mas quando vou selecionar via tweaks não tô conseguindo. provavelmente eu n saiba o que selecionar. Você poderia me ajudar?

Já tentou encerrar a sessão e entrar novamente? Porque realmente não tem muito segredo aí, creio que você esteja fazendo certo.

Já. mais de uma vez. Eu extraio os temas lá dentro e quando abro pelo app simplesmente n aparece em q devo clicar.

Está colocando na pasta correta?

Tem que criar uma pasta “.themes” (no plural) na sua pasta pessoal (home).

Fiz tudo isso, Aí dentro da pasta coloco o que extraí dos arquivos

Mas aí chego no Tweak e n aparece nada

Só deu certo quando eu instalei os icones e coloquei na pasta icons, dento de .local/share

com temas n deu certo