A Vinda da Microsoft para o Mundo OpenSource da Coisa

Olá galerinha ando meio sumido kkkk! Mas estou de volta! Achei interessante O vídeo do canal O Cara do T.I, falando sobre a chegada da Microsoft ao mundo open source, eles viram que a comunidade open source se ajudam e vcs se lembram que a Canonical e outras empresas começaram a ajudar a Microsoft a implementar os terminais e shells de suas distribuições Linux nas atualizações do Windows10? Foi assim que a empresa viu o poder da comunidades, agora eu não sei se a Microsoft pagou essas empresas pela implementações dos seus Terminais e Shells, de fato vai ser bom ter os produtos da Microsoft por dois pontos impactantes.
1º A adoção de mais pessoas as Distros Linux.
2º Com esse grande acontecimentos a Apple, a Adobe e outras empresas de softwares serão meio que automaticamente forçadas a fazer a portabilidade de seus software ou abrir os códigos fontes para que as comunidade faça a conversão para que possa a funcionar em dristros baseados em Linux! O que vcs Acham?

2 Curtidas

Microsoft esta querendo avançar na área de desenvolvimento, hj o desktop e servidores estão bem consolidados com a Microsoft então pra ela mudar o foco e facilitar para quem desenvolve e uma nova meta… Essa chegada e mais para incorporar as tecnologias em geral, nada muito diferente das outras empresas que trabalham universalmente para usuários e devs

1 Curtida

Acho que deve mudar algumas coisas com as empresas mas acho mais difícil que isso faça com que as distros comecem a se tornarem mais populares, não vi o vídeo mas se o ponto for “apenas” abrir o código pode até facilitar mais a vida tanto do desenvolvedor como dos usuários mas não consigo ver uma mudança muito significativa a médio prazo

1 Curtida

Eu fico imaginando aqui…
Se a MS resolve lançar uma distro (Talvez a Windoux ou Lindows… rs) e o Linux se populariza nos desktops…
Teríamos finalmente o “Ano do Linux” por causa da MS!? Que ironia, não!?

2 Curtidas

A MS já tem uma distro Linux, o Azure

2 Curtidas

Na verdade 2 são sistemas rodando sob kernel Linux, o Azure Cloud Switch e o Azure Sphere
O Azure Cloud e Windows server em principal Microsoft Azure – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mas tem SDK Linux para usar em virtualização

1 Curtida

Pra min a Microsoft pode ajudar a trazer mais apps para o mundo do linux como o navegador edge linux.

1 Curtida

Confesso que não sou conhecedor do Azure, porém, esta distro não seria somente para Cloud Computing e para Iot?
Quando me referi a uma distro da MS, eu digo algo que seja distribuído para para usuários de desktop comuns… Digamos assim, algo que concorra diretamente com o Windows 10…

1 Curtida

Acho MUITO difícil a MS fazer uma distro Linux para rivalizar com ela mesma, ainda tem muito chão para ela fazer concretizar isso. Creio que o primeiro passo seria a construção de uma Loja virtual e por ai vai.

1 Curtida

uma distro que vejo potencial pra concorrer com o windows 10 e o Ubuntu

Eu também acho muito difícil e nisso me surge uma dúvida… Será que seria viável instalar a WLinux em um desktop sem depender do WSL?

1 Curtida

Se eu fosse votar em alguma distro para rivalizar diretamente com o W10, eu votaria no Deepin.
Diferente do Ubuntu, eles criam algo visualmente muito mais funcional do que o Ubuntu e graficamente muito mais polido. Para usuários convencionais que querem algo simplesmente Plug and Play, o Deepin acredito estar mais próximo desta realidade do que o Ubuntu. E a beleza do DDE é incontestável!
Unindo estas duas coisas é um prato cheio para os usuários convencionais de desktops.
Inclusive na minha opinião, o Clear Linux está se aproximando do mesmo patamar do Deepin. E com a predominância dos hardwares da Intel no mercado popular de pcs, acredito que seja outra distro que esteja correndo a passos largos por fora.
Aposto nestas duas…

2 Curtidas

Tem cara que viaja na ideia de que Microsoft tem algo contra Linux ou teve :roll_eyes:
Ironia não sei se seria a palavra, mas seria uma grande virada Linux se popularizar sem apoio de ninguém, pois nesses anos todos o avanço no desktop foi inútil, se tivesse uma grande empresa apoiando estaria longe. Mas, não creio que a MS queira de fato se unir ao open-source, a jogada é outra com certeza, não vão “upar” o Linux pra concorrer com eles próprios né, não é a cara do novo CEO fazer uma burrice dessas, então por isso não me iludo.

1 Curtida

Olá pessoal.

Na minha opinião não é “se” mas “quando” a Microsoft lançar uma versão Linux customizada por ela, isso não deve ocorrer em médio prazo, mas vai acabar acontecendo.

Quando a Microsoft lançar uma distribuição Linux, o mercado desktop vai começar a considerar o Linux de uma forma diferente simplesmente pelo fato de ter um “selo microsoft” na caixa. Se isso será bom ou ruim de forma geral, apenas o tempo dirá. Mas certamente vários paradigmas serão postos à prova.

A Microsoft assim como qualquer empresa precisa se manter competitiva e se eles estão se mexendo para se aproximar do Linux e diversos outros projetos é porque já perceberam que há um potencial de mercado a ser explorado. Uma distribuição Microsoft não seria um concorrente do Windows de imediato, porque provavelmente iria tentar entrar em nichos onde o Windows tem dificuldade e mesmo que parte dos usuários de Windows migrassem, eles continuariam dentro do ecossistema da Microsoft.

Sobre o fato da Microsoft ser “inimiga do Linux” isso não é lenda, mas também não é como a maioria imagina. Durante a gestão do Balmer a Microsoft via o Linux como um potencial concorrente futuro e por isso evitava uma aproximação, mas não necessariamente tentava sabotar os projetos. Hoje isso mudou muito, mas a Microsoft coopera com projetos como o Samba há muitos anos.

Alea jact est

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Ninguém chama o ChromeOS e Android de Linux e ainda tem bobo nessa de Kernel do Android é diferentão, como se fosse fazer diferença já que o kernel linux deve ser sempre aberto e é sempre baseado nas LTS oficiais.

2 Curtidas

Na minha humilde opinião essa atitude pode beneficiar a todos, a comunidade incluisive eu ate votei e escrevi vou deixar o link caso vcs queiram ler mas já estava na hora das "Empresas acordarem para o mundo open source! Link mencionado: Linux support – Customer Feedback for Microsoft Office 365

2 Curtidas

Não sendo o comentário do Rogesson Lima, é válido

:sweat_smile: :rofl:

3 Curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: verdade!

2 Curtidas

Galera essa comunidade DioPlus é show de bola! to gostando de postar conteúdo aqui!

1 Curtida

UAU, nem falo nada senão me banem daqui, pois o povo aqui ama Ubuntu mesmo, começando pelo criador do site então, zypper do SUSE na boca e nos dedos no teclado rs.