A Vinda da Microsoft para o Mundo OpenSource da Coisa

Olá galerinha ando meio sumido kkkk! Mas estou de volta! Achei interessante O vídeo do canal O Cara do T.I, falando sobre a chegada da Microsoft ao mundo open source, eles viram que a comunidade open source se ajudam e vcs se lembram que a Canonical e outras empresas começaram a ajudar a Microsoft a implementar os terminais e shells de suas distribuições Linux nas atualizações do Windows10? Foi assim que a empresa viu o poder da comunidades, agora eu não sei se a Microsoft pagou essas empresas pela implementações dos seus Terminais e Shells, de fato vai ser bom ter os produtos da Microsoft por dois pontos impactantes.
1º A adoção de mais pessoas as Distros Linux.
2º Com esse grande acontecimentos a Apple, a Adobe e outras empresas de softwares serão meio que automaticamente forçadas a fazer a portabilidade de seus software ou abrir os códigos fontes para que as comunidade faça a conversão para que possa a funcionar em dristros baseados em Linux! O que vcs Acham?

2 curtidas

Microsoft esta querendo avançar na área de desenvolvimento, hj o desktop e servidores estão bem consolidados com a Microsoft então pra ela mudar o foco e facilitar para quem desenvolve e uma nova meta… Essa chegada e mais para incorporar as tecnologias em geral, nada muito diferente das outras empresas que trabalham universalmente para usuários e devs

1 curtida

Acho que deve mudar algumas coisas com as empresas mas acho mais difícil que isso faça com que as distros comecem a se tornarem mais populares, não vi o vídeo mas se o ponto for “apenas” abrir o código pode até facilitar mais a vida tanto do desenvolvedor como dos usuários mas não consigo ver uma mudança muito significativa a médio prazo

1 curtida

Eu fico imaginando aqui…
Se a MS resolve lançar uma distro (Talvez a Windoux ou Lindows… rs) e o Linux se populariza nos desktops…
Teríamos finalmente o “Ano do Linux” por causa da MS!? Que ironia, não!?

2 curtidas

A MS já tem uma distro Linux, o Azure

2 curtidas

Na verdade 2 são sistemas rodando sob kernel Linux, o Azure Cloud Switch e o Azure Sphere
O Azure Cloud e Windows server em principal Microsoft Azure – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mas tem SDK Linux para usar em virtualização

1 curtida

Pra min a Microsoft pode ajudar a trazer mais apps para o mundo do linux como o navegador edge linux.

1 curtida

Confesso que não sou conhecedor do Azure, porém, esta distro não seria somente para Cloud Computing e para Iot?
Quando me referi a uma distro da MS, eu digo algo que seja distribuído para para usuários de desktop comuns… Digamos assim, algo que concorra diretamente com o Windows 10…

1 curtida

Acho MUITO difícil a MS fazer uma distro Linux para rivalizar com ela mesma, ainda tem muito chão para ela fazer concretizar isso. Creio que o primeiro passo seria a construção de uma Loja virtual e por ai vai.

1 curtida

uma distro que vejo potencial pra concorrer com o windows 10 e o Ubuntu

Eu também acho muito difícil e nisso me surge uma dúvida… Será que seria viável instalar a WLinux em um desktop sem depender do WSL?

1 curtida

Se eu fosse votar em alguma distro para rivalizar diretamente com o W10, eu votaria no Deepin.
Diferente do Ubuntu, eles criam algo visualmente muito mais funcional do que o Ubuntu e graficamente muito mais polido. Para usuários convencionais que querem algo simplesmente Plug and Play, o Deepin acredito estar mais próximo desta realidade do que o Ubuntu. E a beleza do DDE é incontestável!
Unindo estas duas coisas é um prato cheio para os usuários convencionais de desktops.
Inclusive na minha opinião, o Clear Linux está se aproximando do mesmo patamar do Deepin. E com a predominância dos hardwares da Intel no mercado popular de pcs, acredito que seja outra distro que esteja correndo a passos largos por fora.
Aposto nestas duas…

2 curtidas

Olá pessoal.

Na minha opinião não é “se” mas “quando” a Microsoft lançar uma versão Linux customizada por ela, isso não deve ocorrer em médio prazo, mas vai acabar acontecendo.

Quando a Microsoft lançar uma distribuição Linux, o mercado desktop vai começar a considerar o Linux de uma forma diferente simplesmente pelo fato de ter um “selo microsoft” na caixa. Se isso será bom ou ruim de forma geral, apenas o tempo dirá. Mas certamente vários paradigmas serão postos à prova.

A Microsoft assim como qualquer empresa precisa se manter competitiva e se eles estão se mexendo para se aproximar do Linux e diversos outros projetos é porque já perceberam que há um potencial de mercado a ser explorado. Uma distribuição Microsoft não seria um concorrente do Windows de imediato, porque provavelmente iria tentar entrar em nichos onde o Windows tem dificuldade e mesmo que parte dos usuários de Windows migrassem, eles continuariam dentro do ecossistema da Microsoft.

Sobre o fato da Microsoft ser “inimiga do Linux” isso não é lenda, mas também não é como a maioria imagina. Durante a gestão do Balmer a Microsoft via o Linux como um potencial concorrente futuro e por isso evitava uma aproximação, mas não necessariamente tentava sabotar os projetos. Hoje isso mudou muito, mas a Microsoft coopera com projetos como o Samba há muitos anos.

Alea jact est

:vulcan_salute:

2 curtidas

Ninguém chama o ChromeOS e Android de Linux e ainda tem bobo nessa de Kernel do Android é diferentão, como se fosse fazer diferença já que o kernel linux deve ser sempre aberto e é sempre baseado nas LTS oficiais.

2 curtidas

Na minha humilde opinião essa atitude pode beneficiar a todos, a comunidade incluisive eu ate votei e escrevi vou deixar o link caso vcs queiram ler mas já estava na hora das "Empresas acordarem para o mundo open source! Link mencionado: https://office365.uservoice.com/forums/264636-general/suggestions/35191867-linux-support?page=10&per_page=20

2 curtidas

Não sendo o comentário do Rogesson Lima, é válido

:sweat_smile: :rofl:

3 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: verdade!

2 curtidas

Galera essa comunidade DioPlus é show de bola! to gostando de postar conteúdo aqui!

1 curtida

Desde que não infrinja as regras, como ofender alguém por pensar diferentemente de você, todas as ideias são bem vindas, você pode não concordar e ao mesmo tempo agregar muito a uma conversa, desde que consiga ser coeso e expressar o seu ponto de vista.

Aqui no fórum temos muitos que utilizam sistemas diferentes, e como deu a entender, que não gostam do Ubuntu, eu mesmo não sou um adepto. Uma boa forma de se expressar é apresentar os lados positivos de outra distro, você não precisa falar mal de uma coisa para promover outra, basta apontar as qualidades que algo que deseja alavancar.
:wink:

4 curtidas

Acho que é pq tirando o kernel, esses sistemas de fato, não tem muito em comum com as distros tradicionais. Não vejo por exemplo o ChromeOS impulsionado a utilização de outros sistemas livres, pq em cima do Kernel tem muita coisa proprietária rodando, os avanços trazidos por ele, praticamente não tem repercursão nas distros tradicionais por conta disso. Por exemplo a possibilidade de instalar aplicativos Android que o ChromeOS tem, isso é ótimo mas não ajuda em nada as demais distros, pq a tecnologia de contêineres do Android que possibilita isso é proprietária do Google. Acho que o que o ChromeOS pode trazer de benefício para as demais distros é melhorias no kernel e drivers que podem ser adicionados a ele.

Também não acho que a Microsoft vá lançar uma distro Linux para desktop, também não acho que ela tenha intenção de colocar o kernel linux no Windows, mas pode acontecer num futuro bem distante. Acho que o que está talvez mais perto de acontecer é ela lançar uma versão totalmente gratuita do Windows, pq o Windows como um um produto tem perdido a importância, a Microsoft está cada vez mais sendo uma empresa de serviços, focando em nuvem com o Azure e no Office 365. Então faz sentido ela manter uma plataforma gratuita e de fácil acesso e oferecer seus serviços em conjunto a ela.

1 curtida