A Snapcraft, sua futura loja, cuida bem dos snaps?

Boa noite, pessoal.
Eu fiz meu primeiro vídeo polêmico, expondo algumas coisas estranhas da loja dos snaps, incluindo um resposta absurda do chefão Alan Pope. Eu me preocupo com o que a lojinha dos snaps faz, e vcs?

3 curtidas

Leandro, boa noite.

Assisti seu video no Youtube sobre o assunto e achei extremamente válida sua preocupação, realmente a Canonical está pisando no tomate nisso.
Mesmo assim, acredito que o Snap e Flatpak são fundamentais para a popularização do Linux no desktop, eu mesmo utilizo o Ubuntu Budgie 18.04 LTS e com vários Snaps e Flatpaks rodando.
O formato Sandbox me agrada e o que eu acho mais importante é a facilidade para os desenvolvedores que só precisam fazer um empacotamento que funcionam em várias distros.
Mas sua colocação é realmente relevante, só acho que temos que salientar que, mesmo com as mancadas da Canonical nesse ponto, estão fazendo um bom trabalho na distribuição de softwares nesse formato.
Aprecio seu trabalho, continue com os vídeos no canal, tenho certeza que a série da “distro para pcs fracos” ajudou muita gente

4 curtidas

Obrigado :slight_smile:
Eu tbm uso esse tipo de pacote. No meu Silverblue tem mais de 30 flatpaks. Foram só pontos sobre a loja mesmo, espero que ela melhore em muitas coisas. Mas no momento tem até uns hello world lá.

1 curtida

Entendo sua preocupação e sim, também tenho um pouco de receio da Snapcraft se tornar uma Play Store e acabar deixando qualquer um enviar os pacotes sem testar e encher de porcarias lá. Atrapalhando pessoas mais leigas de encontrar o que realmente precisam e ainda mais baixando coisas que podem ser até maliciosas. Espero que eles comecem a ser mais rígidos quanto ao envio dos softwares e cuidem mais do ambiente Snap, pra não ficar cheio de inutilidade lá dentro.

2 curtidas