A que altura se encontra o desenvolvimento do KDE Plasma 6?

Nate Graham, desenvolvedor membro da equipe KDE, divulgou que a interface KDE Plasma 6 já está bastante utilizável, inclusive, ele próprio a utiliza para produção, entretanto, estabeleceu algumas etapas para a produção do software e situou a que altura a interface se encontra agora:

  1. Tornar compilável;
  2. Tornar utilizável;
  3. Limpar o código;
  4. Implementar os conteúdos e mudanças planejados;
  5. Corrigir bugs.

Segundo Nate, agora o Plasma 6 se encontra entre os estágios 3 e 4, em suas estimativas, tudo deverá ficar pronto entre dezembro de 2023 e março de 2024, mas alerta não haver um cronograma oficial.

Dentre o trabalho que está sendo feito agora, Nate relata que estão removendo código duplicado, eles pretendem deixar mais partes da interface a cargo do Kirigami, sendo assim, estão eliminando algumas contrapartes presentes no Plasma. Dessa forma, terão menos código para dedicar seu trabalho.

Também estão portando o suporte difuso ao formato SVG para uma biblioteca única chamada KSvg, tornando a manipulação desse tipo de arquivo mais eficiente e fácil de ser aprimorada no futuro.

7 curtidas

Seria bom esse tópico ser atualizado de tempos em tempos, porque infelizmente nem todos seguem o Nate Graham no seu blog ou no planet.kde.org

Estamos sempre criando novas publicações aqui no fórum a respeito do Plasma 6, mas podemos discutir uma forma de compilar tudo num único lugar. De toda forma, certamente, em breve, haverá uma publicação no blog reunindo tudo o que podemos esperar para a nova versão do Plasma.

3 curtidas