A "prova definitiva" de que a desinformação é o que mais atrapalha o Linux de se popularizar

Para entenderem do que estou falando leiam os comentários abaixo e como a situação se desenrolou.

Para quem não sabe ler em inglês aqui está o link para o vídeo no qual estão os comentários, basta copiar o texto e por no Google Tradutor, que eu sei não é muito bom, mas quebra o galho. haha

Achei realmente de cair o queixo como a desinformação e a falta de atualização/estar atualizado sobre um assunto pode fazer as pessoas estarem certas e terem opinião formada sobre algo que elas nem conhecem direito.

E @Dio, acho que isso é mais uma forte evidência de quê os vídeos do Diolinux deveriam ter legenda em inglês. Seria legal organizar uma equipe para começar a legendar os vídeos, e devagarinho ir disponibilizando cada vez mais conteúdo do Diolinux em inglês, a galera lá fora está precisando. E além do mais, se o Diolinux cresceu e cresce tanto com conteúdo apenas em Português, imagine tendo conteúdo em um idioma conhecido praticamente no mundo todo.

9 Curtidas

Pois é, vamos montar um time pra isso, vou contratar você , tá disponível? hehe :smiley:

5 Curtidas

@Dio Podemos conversar sobre isso. haha

5 Curtidas

Tive a mesma experiencia em um artigo no TecMundo. A galera que fazem esse tipo de critica, muito provavelmente usou Linux a 5 ou mais anos, e dai acham que ainda continua a mesma coisa e a quando veem que o mesmo ta “user Friendly”, se espantam ou ficam " buscam espantalhos" kkkkk.

8 Curtidas

Drivers Linux são mau otimizados e abandonados, talvez possa ser verdade a uns anos atras, quando instalei Linux pela primeira vez numa maquina com chip-set da SIS a experiencia n foi muito agradável, mas o tempo passa e os cenários mudam, e as pessoas não se atualizam, pessoas vão ver o video do ano passado do steamplay no Adrenaline e não vão se perguntar se um ano depois poderia ter melhorado o desempenho dos jogos windows ao rodar no Linux, e melhoro demais.

1 Curtida

Linux já tem Drivers prontos para as novas placas AMD que vão sair no próximo mês e a Intel HD Graphics 11º gen. que também ainda não saiu.

1 Curtida

Agora… Só por curiosidade… O por quê de você ter postado aquele comentário? rs

2 Curtidas

@Miura
Depende, qual deles? haha

Se tu estiver falando do meu primeiro comentário, foi uma resposta meio que na brincadeira/ironia ao que o cara falou no vídeo. Ele falou o seguinte:
“To be honest I haven’t used a Windows PC for a very long time, It’s 2017 people, come on…”

Mas se tu tiver falando da minha resposta ao comentário dele, foi simplesmente porquê eu achei que o quê ele disse não tem nada a ver com a realidade do “mundo Linux” hoje em dia.

4 Curtidas

Assisti esse vídeo do Adrenaline sobre Steamplay ontem. Como faz pouco tempo que migrei para Linux eu até pensei um pouco que não estivesse tão bom o suporte. Sou um exemplo do que falou.

2 Curtidas

Foi ao primeiro mesmo! rs
O segundo eu assino embaixo!
Eu mesmo fiquei MUITO tempo longe do mundo Linux… Em 2007 (ACHO!) dava aula de informática e toda escola utilizava o Ubuntu, mas eu sempre preferi o Conectiva, torcia o nariz pro Ubuntu. Após isso, eu fiquei praticamente todos estes anos sem muito contato com o mundo Linux, até que ano retrasado, por causa da necessidade, eu fui atrás de soluções Linux e me surpreendi MUITO com a maturidade do Kernel e inclusive da comunidade.
Hoje, a única coisa que me falta realmente, é uma solução que me agrade para desenhos vetoriais pois faço Free de Designer, fora isso, passo MUITO MAIS TEMPO no Linux do que no Windows e nem sinto falta…

3 Curtidas

Ainda tenho um notebook com essa placa de vídeo SiS. É uma dor de cabeça mesmo

1 Curtida

Na verdade as RXs são um grande exemplo de placas de vídeo que usam drivers de código aberto que consegue superar os drivers proprietários da Nvidia em vários benchmarks (de jogos).

Isso dar dor de cabeça até para quem usa o Windows :joy:

1 Curtida

O que eu vejo são as pessoas muito acomodadas com o windows, sejam de idade ou jovens (inclusive estou usando agora no computador da minha mãe) é mais um medo e apego a programas windows, pois se tem diversas opções semelhantes e melhores de aplicações para linux. Teria que demonstrar para o “público comum” que o mundo no ramo de informática é vasto porém acolhedor. Se pode ter distros mais “User friendly” como Ubuntu e Mint junto a distros mais específicas como debian, Arch, centOS, deepien no mesmo espaço tendo o mínimo de conflito.

3 Curtidas

Verdade. Meu antigo notebook comprado em 2009 teoricamente funciona no Windows XP e Windows Vista, mas só consegui por o driver de vídeo para funcionar no Windows XP.

No Linux nunca consegui ter performance total, só havia dois modos quando o driver de vídeo apropriado estava instalado:

1. Os vídeos não rodavam em tela cheia e não havia suporte a 3D, mas o resto ficava OK, até a resolução de tela

2. Os vídeo rodavam em tela cheia (mas continuava sem suporte a 3D…), mas após umas 5 tentativas de abrir e fechar o vídeo para ele vir com as cores corretas. Outro efeito colateral era que havia alguns BUGs gráficos no ambiente gráfico (especialmente se fosse GTK) e o LibreOffice Writer ficava inusável porque o texto bugava graficamente.

1 Curtida

No caso eu usava uma placa mãe com chipset VIA e já tinha dor de cabeça com o Windows 7 e o Windows 10 nem instalar o driver instalava o único S.O que funcionava perfeitamente era o Lubuntu 14.04, e o que eu vejo SIS parece dar mais dor de cabeça que VIA no linux mesmo :rofl:

1 Curtida

Eu tenho um netbook Positivo com chipset VIA…
Consegui instalar o Tyni Core, Puppy Arcade 11, Windows XP… Mas não rodou o Lakka… rs

1 Curtida

@Jedi_Fonseca Eu acabei de ver o vídeo mencionado e seu comentário no post do vídeo e cara… Wow… que resposta maravilhosa, muito esclarecedor e objetivo.

Acho que, de uma certa forma, independente da distribuição há uma padronização que faz com que tudo funcione. Basta lembrar do Linux Standard Base e verá que independente da distro, Red Hat, SUSE, Debian, Slackware, Arch e todas as distros com base neles, há um padrão.

O foco de uma empresa em cima do Ubuntu, como a Valve faz, é extremamente positiva e simplesmente funciona independente da distro. Eu tenho vários jogos no Steam e não preciso baixar novamente toda vez que instalo uma distro diferente, basta apontar onde os jogos estão e simplesmente funciona. Já usei e comecei a usar novamente o Ubuntu, uso o Deepin, gosto do Fedora e sou apaixonado pelo Manjaro e consigo jogar exatamente os mesmos jogos que foram baixados a alguns anos atrás em qualquer uma das Distros.

Nunca tive problemas com Drivers nem mesmo os da NVidia. Instalo qualquer Distro e eles simplesmente funcionam sem eu fazer mais nada.
Já o Windows 8.1 que tenho no Dual Boot aqui em outro HD, tive que baixar manualmente o Driver de vídeo correto no site da NVida, o que já faz uma certa diferença.

Linux já está bem evoluído e ainda está evoluindo. O que já é bom está ficando cada vez melhor e como um amigo meu, o Aprígio diz: Linux é o poder! o/ :wink:

3 Curtidas