O GNOME 45 ficará pronto no final de setembro, mas já temos a primeira beta da interface Desktop.
Novidades nas configurações e Nautilus
Um dos focos de novidades está no GNOME Control Center, também conhecido como “Configurações”, que além de ter corrigido vazamentos de memória e adicionado camadas de acessibilidade, está passando pelos seguintes aprimoramentos:
- O painel de privacidade foi reorganizado e agora contém todos os sub painéis sob uma mesma categoria;
- O painel “About” está mais compacto;
- Há um novo banner indicando quando o sistema está offline no painel de contas online e agora você não precisa criar uma nova conta até reconectar;
- No painel de usuários, há uma sessão para outros usuários que não aquele conectado, que fica sem interação quando não há permissão.
O gerenciador de arquivos Nautilus não mais alterna ao modo de visualização quando o usuário está pesquisando por arquivos e otimiza o desempenho quando uma grande quantidade de arquivos é selecionada ou removida.
GNOME Shell, um novo visualizador de imagens e ajustes na loja
Já o GNOME Shell consegue carregar extensões como sendo módulos, tem um novo indicador para câmeras, uma forma de regular a retroiluminação do teclado pelas configurações rápidas, consegue executar testes “perf” como scripts externos, com suporte à biblioteca Tecla para visualizar o layout do teclado.
Loupe, o aplicativo para visualizar imagens está sendo introduzido ao GNOME 45, sob o nome de “Visualizador de Imagens”, com suporte a JPEG-XL, uma caixa de diálogo para impressão remodelada, uma sandbox para renderizar arquivos SVG, um navegador mais otimizado para visualização via SMB, melhor percepção ao gesto de pinça para se aproximar da imagem, além do gesto de arrastar para o lado em telas sensíveis ao toque.
Ademais, a GNOME Software apresenta notificações mais precisas quando houver erros de verificação GPG, consegue desabilitar animações conforme as configurações de acessibilidade, aprimora o mecanismo de atualização de pacotes que requerem a remoção de outros pacotes para satisfazer dependências.
Na calculadora, podemos navegar melhor pelas setas do teclado e a barra de ferramentas utiliza a biblioteca Adwaita.
Terminal, Mapas e mais!
O GNOME Console está recebendo aprimoramentos de interface, que incluem uma nova janela de preferências que permite alternar a fonte e o comportamento do sino, a habilidade de aplicar zoom com o atalho “Ctrl + Scroll”, melhor suporte a navegação entre abas pelo teclado, além de diversas correções para as notificações.
GNOME Maps agora sempre mostra números de telefone como links na versão flatpak, se adapta melhor a diferentes tamanhos de tela, possui um gesto para telas sensíveis ao toque que permite ativar a barra lateral e torna a exibir uma animação ao ir a um novo lugar ou exibe alguma rota.
O componente xdg-desktop-portal-gnome adicionou suporte ao portal Input Capture, à área de transferência e consegue restaurar sessões remotas, assim como se comunicar via EIS socket neste tipo de sessão.
A configuração inicial do GNOME agora permite sempre mostrar o menu de acessibilidade, com suporte à biblioteca Tecla para mostrar o layout do teclado.
GNOME logs recebeu melhorias no seu acelerador e na interface, o editor de texto agora permite escolher a opção “Texto Simples” no diálogo de seleção de idioma e não mostra mais dicas de atalhos de teclados, além disso, o Mutter ganhou suporte ao formato YUV, threads KMS e à captura de entrada “libei”, que é amigável ao Wayland.
O GNOME 45 Beta já está disponível para você testar por meio de várias distros em desenvolvimento, como o Ubuntu 23.10 e o Fedora 39, mas também dá para instalar no Arch Linux, mas lembre-se que ainda se encontra instável, sendo inadequado para utilizar em produção.