A Pop!_Shop me fez criar um script para atualizar meus programas

Bom, um pouco de contexto. Eu sempre, sempre com ênfase no sempre, tive problemas como a Pop!_Shop, desde a 20.04 LTS, 20.10, 21.10 e agora a 22.04 LTS.

Por algum motivo, ela é extremamente lenta e constantemente vem quebrando meu dpkg, não é raro eu começar a atualizar os programas e ela simplesmente fechar ou não concluir corretamente, terminando com um erro de dependência, e agora na 22.04 LTS, não mostra mais a porcentagem de downloads, demora muito pra carregar quando eu abro, e é comum depois de um tempo de uso do PC a loja simplesmente não abrir mais, e eu ter que reiniciar o GNOME para ela voltar

sim, isso não faz sentido, mas é assim que acontece

Então eu passei a atualizar meu pc somente via terminal

sudo apt update
sudo apt upgrade
flatpak update

Porém, eu costumo deixar acumular atualizações e as vezes tenho preguiça de digitar os comandos, eu resolvi aproveitar a oportunidade pra aprender um pouquinho de shell script e fazer um script bem simples só pra automatizar essas atualizações.

#!/bin/bash
# -*- ENCODING: UTF-8 -*-
echo -e "\e[01;37;45m========== ATUALIZADOR DE PROGRAMAS MELHOR QUE A POP SHOP ==========\e[0m"
echo -e "Autor: Kauã Fellipe / Physis_19 \nAno: 2022"
echo -e "\e[37;45m====================================================================\e[0m"
echo -e "Olá Usuário, bem vindo ao utilitário de atualização.\nEsse script vai atualizar seus arquivos .deb e flatpaks\nO programa fechará automáticamente quando as atualizações forem concluídas. \nDigite sua senha para começar"
#.deb
sudo apt update  
sudo apt upgrade  
#flatpak
flatpak update

Como podem ver, é um scriptzinho beeeeeeem simples, e ele só atualiza os .deb e o flatpak, sem nenhum tipo de programação complexa.

Claro, ele não verifica se eu quero atualizar só deb ou só flatpak, nem nada do tipo, só pede a senha e roda os comandos de atualização. Até porque, eu só pensei no meu uso.

É isso, só quis compartilhar uma experiência legal que fiz graças a uma junção de bugs e preguiça :sweat_smile:

ele rodando no terminal

3 curtidas

Falto a licença do software, é licença publica?
https://www.agtic.ufpr.br/pds-ufpr/ProcessoDemoisellePlugin/guidances/supportingmaterials/tiposLicencasSoftware_AD711F8B.html

Você também pode escrever a sua própria licença.

2 curtidas

Eu nem tinha pensado na licença kkkkk achei algo tão besta e básico que qualquer um pode fazer que não vi necessidade de por licença, não sou programador ainda. Mas posso adicionar se for realmente necessário.

Você coloco autor, então o código é seu.
Mas é básico mesmo, qualquer um pode tirar a autoria e trocar por outra.
Mas provavelmente uma pessoa que não entende de computadores vai só copiar e colar.

1 curtida

Q estranho, eu uso a PopShop no Xubuntu e tirando a lentidão de abrir e carregar, nunca tive os d+ problemas.

2 curtidas

Pse, não sei o que acontece com a PopShop, talvez seja problema de hardware ? quem sabe.

1 curtida

Fiz algumas alterações e melhorias no script hehe, está funcionando bem. Porém eu resolvi brincar um pouco e tentar por uma interface gráfica nele, simples, mas acho que ficou interessante.

Captura de tela de 2022-05-30 12-19-23
Captura de tela de 2022-05-30 12-19-34
Captura de tela de 2022-05-30 12-19-47

Ele roda o apt por baixo, a única coisa que eu ainda estou tentando fazer, e por uma tela para inserir a senha sem precisar abrir no Terminal

Usei o Zenity para criar essa interface.

1 curtida

Vc poderia disponibilizar esse “app” pro pessoal baixar.
Obs: Eu tomei a liberdade de acrescentar atualizações via snaps nesse script tbm

"#!/bin/bash
# -*- ENCODING: UTF-8 -*-
echo -e "\e[01;37;45m========== ATUALIZADOR DE PROGRAMAS MELHOR QUE A POP SHOP ==========\e[0m"
echo -e "Autor: Kauã Fellipe / Physis_19 \nAno: 2022"
echo -e "\e[37;45m====================================================================\e[0m"
echo -e "Olá Usuário, bem vindo ao utilitário de atualização.\nEsse script vai atualizar seus arquivos .deb, flatpaks e snaps \nO programa fechará automáticamente quando as atualizações forem concluídas. \nDigite sua senha para começar"
#.deb
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
sudo apt dist-upgrade
#flatpak
flatpak update
#snap
snap refresh"
1 curtida

Sim, eu até tinha pensado nisso, talvez pra quem tem um sistema que não roda bem a loja por ser fraco ou só por ser bugada. Ser uma alternativa pra atualizar o sistema sem usar o terminal para os users leigos.

O Sparky Linux tem um app que é basicamente isso, ele roda as atualizações do sistema via terminal porém usa uma interface gráfica.

Se eu entendi direito, ele funciona basicamente assim, como o meu script, só que com uma interface gráfica.

Inclusive, posso estar enganado, mas a “loja” de apps dele, também é uma interface gráfica para o APT

Bacana a sua ideia, @Physis_19! Dá até para você aperfeiçoar a ideia e meio que construir uma pequena loja para o seu uso, por exemplo.

2 curtidas

Obrigado !!

1 curtida