A ponto que estou usando esse sistema nos meus projetos que não mais estão em fase alfa.
Pra quem não entendeu, é que em vez de seguir o sistema tradicional de numerar as versões somando mais um a cada versão (por exemplo: Mageia 5, Mageia 6, Mageia7 e por aí vai), é a data que define a versão do projeto. Por exemplo, o *ubuntu 19.10 é a versão de outubro de 2019.
Não sei se esse sistema de numeração nasceu com o *ubuntu, mas foi com esse projeto que o conheci. O problema do sistema tradicional é que você nunca sabe se aquela versão é nova ou não, se eu postar a .iso da distribuição Linux fictícia chamada “Rasolar 8”, você não tem como saber se essa versão é de 2020 ou qualquer outro ano anterior como 2004 ou 1996 a não ser que você pesquise na internet. Já no caso do *ubuntu, você bate o olho na numeração e já sabe se aquela versão é nova ou não.
O único suposto ponto negativo é no caso dessa numeração ser usada na virada de um século. Vamos supor que o projeto *ubuntu dure mais 100 anos (é claro que realisticamente isso não vai acontecer, mas vamos viajar um pouco para testar este suposto problema), em abril de 2120 seria lançada a versão 20.04, mas realisticamente as pessoas dificilmente se confundiriam, primeiro porque a versão de 2020 não estaria em evidência e as pessoas logo veriam a diferença só pelo tamanho da .iso. Trazendo esse sistema pro mundo real, ninguém pensa que o Windows 98 é mais novo que o Windows 10 só porque este primeiro tem a numeração maior; ou seja, mesmo que o *ubuntu existisse desde os anos 90, todo mundo saberia que o *ubuntu 98.04 seria mais antigo que o *ubuntu 20.04 por conta do contexto. Se bem que toda essa ambiguidade vai embora se você por o ano inteiro, como por exemplo *ubuntu 2019.10, mas não sei se essa numeração seria muito bonita. De qualquer forma, só quis tentar provar neste parágrafo que não creio haver pontos negativos realistas para esse tipo de versionamento.
Qual é a opinião de vocês? Foi a Canonical que criou este tipo de versionamento ou isto nasceu em outro projeto (quando me refiro a projeto, é num sentido amplo, não se limitando a sistemas operacionais)?