A minha experiência com o Elementary OS 5.1, e o que esperar para a versão 6

Confira o post completo no blog: A minha experiência com o Elementary OS 5.1, e expectativas para a versão 6 - Diolinux

O quê torna algo em uma qualidade ou defeito? Será o “fato” em si ou apenas a forma com que ele atinge cada um? Veja o que há de bom e ruim com o Elementary OS 5.1, e o que deve melhorar para a próxima versão.

5 curtidas

Muito bem colocada a sua experiência e a mensagem transmitida sobre a necessidade de ajustes.
Desde que voltei a usar o Linux, e sendo um usuário padrão, o Elementary foi a distro que achei o maior equilíbrio de uso. Isso é ate engraçado, já que na teoria ela não seria a distro recomendada para mim.
Os ajustes que precisei fazer se tornaram uma das melhores partes do uso. Me deparar com as “limitações” e pesquisar a respeito para aplicar a solução e de fato conseguir solucionar, se tornou um considerável ponto de recompensa por escolher o sistema. Dado isso, também comecei a refletir que em todas as distros que experimentava, sempre tinha algo que eu precisava ajustas; e para exemplificar o que digo, basta pesquisar na internet: “o que fazer depois que instalar a distro…”

Em conclusão, para mim, os ajustes que precisam feitos no Elementary são perfeitamente aplicáveis e quando concluídos, deixam o sistema bem agradável. A parte visual e o fato dele se apresentar sem excessos, existindo na verdade algumas “faltas”, em minha opinião o deixam mais personalizado e preparado para ser moldado conforme as nossas necessidades.

Para quem quer algo definitivamente pronto, não indico. Para quem não ver problema em pesquisar para colocar as coisas conforme a sua necessidade, pode ir sem medo.

3 curtidas

Sempre gostei muito do visual e da ideia do ElementaryOS. Contudo, sempre que tentei usar, perdi a paciência rapidamente porque passou justamente a ideia que você descreveu: parecia um sistema meio “cru” e incompleto. Parecia que tinha algo faltando.

Fico muito contente em saber que a próxima edição parece resolver diversas dessas deficiências. Certamente irei testar!

1 curtida

O que eu admiro muito no mundo Linux, e me faz utilizar ele no dia a dia, é a variedade de opções. Estou utilizando no momento o Bodhi Linux, uma distro baseada no Moksha, que por sua vez é um fork do Enlightenment. Extremamente rápido e eficiente, apesar de ser baseado no Ubuntu 18.04, que já é bastante antigo. Mas continua tendo atualizações, e funciona bem para o meu uso. Sei que as minhas necessidades são diferentes das necessidades dos demais, afinal, não sou adepto de jogos, à não ser paciência (hehehe). Portanto, todo o resto se resolve praticamente com qq distro. O Elementary definitivamente não é pra mim, e se os desenvolvedores não querem as barras de menu, paciência. Tem várias outras opções, acho, que atende quem precisa delas. Aliás, para quem gosta de beleza, o Bodhi com o seu Moksha é uma excelente opção. Mas definitivamente, não é para quem está chegando no mundo Linux agora.

2 curtidas

Que legal meu amigo.
Eu não conheço essa distro que você utiliza, mas fiquei curioso no lance da beleza. Se você puder, posta aí um print da tua área de trabalho para matar a minha curiosidade.

eu mudaria as palavras “limitações” por “escolhas de design”, por mais que esteja entre aspas tem muita diferença…

2 curtidas

Bom, três capturas de tela só para ter uma idéia. Essas gotas de chuva são um efeito que pode ser adicionado à área de trabalho. Existe também efeitos de chamas, e por aí vai. Olha só:

Esses efeitos, tanto o de chuva quanto o do fogo, são animados. Não fazem parte do tema, que pode ser mudado a seu bel prazer. Tipo o tema global do Plasma, saca?

Espero que goste. Abraços.

2 curtidas

Tenho a sensação de que esses problemas citados caminha no Elementary OS desde seus primórdios e nunca foram solucionados, é uma distro bela e os pessoal os desenvolvedores estão de parabéns nesse quesito.

Gostei sim. Achei bem minimalista e diferentão.
Parabéns!