Olá pessoal, estou analisando alguns SSD para comprar, e estou entre um da Kingston, Hikvision e Crucial O que eu pude notar de diferença entre as marcas, foram as velocidades gravação e leitura, que são diferentes mas não são tão diferentes assim.
Na prática, essas diferenças são perceptíveis ? ou eu tenho que me atentar mais a marca dos chips NAND ?
Comprei um xraydisk que deu pal com poucos meses de uso, não recomendo.
Por serem conetados por SATA, eles ficam limitados a essas velocidades.
Na pratica pode ter pouca diferença entre um e outro, por ser pouca a diferença da especificação também.
Estou usando esse da Kingston já faz uns anos e desde que comprei, nunca tive problema algum com ele.
Olá!
A marca importa até certo ponto.
Evidente que marcas que investem em brand, publicidade e etc acabam tendo reputação maior a zelar e por isso também acabam tendo produtos mais “confiáveis”.
Eu uso alguns diversos SSDs marcas chinesas e tudo de boa. O que precisa muito levar em consideração é o modo predominante de como vai utilizar. Daí alguns fatores importam e estão mais ligados a especificação técnica.
Se você for olhar só burst ou pico de transferências as marcas top com as marcas qualquer nem vai dar tanto diferença, mas tudo começa a mudar quando se quer longevidade e sustentação de transferência. Daí as marcas mais tradicionais fazem diferença.
Exemplo: uso bem um Kingdean, ao meu ver excelente custo/benefício. Tenho aqui pau pra toda obra. Tem vez que num final de semana formato umas 3 vezes e crio nova imagem de sistema pra testar bootando via usb3 e isso já a mais de 2 anos.
A questão é por exemplo backup com arquivos grande e muitos dados. As marcas mais baratas não possuem memória extra de bufferização e gerenciamento avançado da controladora. Irão possuir o mínimo para o firmware e um buffer bem reduzido. Com isso quando você começa a copiar arquivos menores mesmo que muitos ele vai de boas mantendo velocidade, agora passou pra imagens de disco, arquivos de 2GB, arquivos de vídeos maiores e tal… daí ele fica sem buffer e a controladora passa a ter que controlar na marra e a velocidade cai absurdamente as vezes ficando por volta dos 40 a 60 MB/s e olha que começa em 400 ou 500.
Daí, que em SSDs como Samsung EVO possuem extra buffer além de controladoras melhores e mesmo nesse cenário de arquivos bitolão conseguem sustentar bem mais alto…
Enfim, busque comprar quais as controladoras dos SSDs, se possuem alguma memória de buffer e a tecnologia em si TLC, QDC, etc.
Marcas que mais uso aqui:
. SSD Sata Samsung EVO e OCZ como drivers principais
. KingDean SSDs Sata e Msata drivers de testes, data disks, armazenamento
. Netac SSDs Sata drivers de testes, data disks, armazenamento
E testando um NVME Crucial P3 Plus (micron). Bem rápido, mas não testei bem ainda em sustentação prática com transferência massiva de vídeos por exemplo. Usando dia a dia no sistema é bemm rapidinho, 3 a 5GB/s
Marcas importam sim, mais o que realmente precisa levar em conta e a memoria flash e controladora utilizadas, marcas Como kingston, Crucial, Corsair, Sandisk/WD, Samsung por exemplo utilizam controladoras e memoria flash mais confiáveis e conhecidas enquanto algumas marcas chinesas nem informações de datasheet você encontra.
Eu ficaria coma Crucial, é bem conhecida no mercado e confiável, a Kingston A400 seria uma segunda opção, já a hikvision são ssds renomeados de outra empresa.
Não sabia dessa questão de trabalho com arquivos muito grandes, eu vou usar como meu disco principal, mas pretendo copiar muita coisa do meu HD atual para o SSD, e fazer backup do SSD para outro HD que tenho na máquina, estou tentando criar uma rotina minimamente decente de backups.
Vou dar uma olhada, eu queria pegar um NVMe mas minha placa mãe não suporta.
Essa hikvision eu pesquisei e vi sobre ela ser um rebranding de outra marca chinesa, por isso fiquei meio que com o pé atrás, no geral eu não sou tão crítico a esse tipo de situação, mas como eu citei mais acima, estou tentando criar uma rotina decente de backup, não só para manter meus dados seguros, mas até por uma questão de arquivamento. E claro, melhorar consideravelmente a performance da minha máquina.
taí a explicação do problema e o motivo de minhas gravações serem tão lentas. rsrs comprei um chinês de 60gb p becape de arquivos pequenos. não há problema, porque não tem o tamanho q vc citou e o buffer deve dar conta.