A importância da manutenção/limpeza regular dos seus computadores

Fala galera, tudo beleza? Esse relato é apenas para lembrar o pessoal de fazer uma limpeza e manutenção regular nos seus pc’s e. principalmente, notebooks. As vezes a gente acaba se esquecendo disso. Mas, pode parecer que não, mas faz uma boa diferença uma manutenção/limpeza constante e bem feita.

A um mês mais ou menos, o hd do meu notebook começou a fazer uns barulhos estranhos. Já fiquei e esperto e comecei a fazer testes nele a cada 2 ou 3 dias. Aparentemente, tava tudo normal. Até que, obviamente, uma hora os testes apresentaram erros de leituras e badblocks. Ok. Vi que o hd ia para o saco e fiz backup das coisas importantes. Algumas que não eram muito importantes, eu nem consegui, porque o hd já tava ruinzinho. De qualquer forma, não eram de nenhuma importância.

Abri o notebook para remover o hd defeituoso e instalar um velho de 300GB que tinha parado aqui. Ao abrir o note, vi que ele tinha um pouco de sujeira, o que é normal. Como sou cuidadoso, tinha bem pouca sujeira. Mas, mesmo assim, removi o cooler, a memória, o drive de cd/dvd e o hd defeituoso. Fiz uma limpeza rápida, como disse ele tava bem limpo até.

Nunca abri ele, e já tenho esse note a uns 7 anos. Nunca abri porque ele nunca apresentou problema ou, o mais comum em notebooks, superaquecimento. Limpado o notebook e instalado o hd provisório, acabei comprando um ssd de 240GB (perderei um espaço que precisava, meu hd era de 500GB, porém os preços de hd atualmente não compensam mais, se comparados com os ssd’s). Liguei o note e instalei o Debian no hd provisório. Gosto de monitorar o uso de memória, cpu e temperaturas com o psensor (porque ele tem opção de notificação quando passa do limite estabelecido por você). Para minha surpresa, no uso geral o note ficou 6º-7º graus mais “frio” e, em usos um pouco maiores, chega até a 9º-10º graus. Isso com uma mini limpeza que fiz!!! :astonished:

Em síntese, uma coisa boba, pode melhorar o desempenho do seu pc/note e você nem se dá conta. Então, se seu pc/note esta meio largado na limpeza/manutenção, é hora de dar uma conferida nisso e ver se está tudo em dia no seu notebook/pc.

E ai, você faz manuteção/limpeza constante nos seu (s) computador (es)?

Obs: se você não gosta de mexer em seu pc/notebook ou não tem experiência, o ideal é levar a um técnico de confiança. Assim o procedimento será feito por um profissional e você não terá dores de cabeça. Lembre-se, o bom profissional cobra um valor justo pelo seu serviço, se está barato demais, desconfie. Como diz o ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

8 curtidas