Tenho essa dúvida kkk
MITO
Ubuntu, por exemplo, é base Debian e é a distro recomendada pela Valve nos requisitos de sistema de jogos que rodam nativamente no linux via Steam. É claro que isso não significa que as outras bases sejam ruins para jogos, afinal, essa recomendação da Valve é mais pela falta de padronização que existe no mundo linux, sendo assim, eles escolheram o Ubuntu (por motivos óbvios) para colocarem ali nos requisitos de sistema.
Entendi. Sistema bom para jogos também é o Solus e o OpenSUSE.
Os “problemas” do Debian para jogo, se que podem ser considerados assim são os pacotes mais antigos do que outras distros e o fato de, por padrão, não utilizar firmwares proprietários. Em compensação, é um monstro de estável como servidor e ta aí minhas máquinas no trabalho que não me deixam mentir!
É aquela velha estória de que algumas distribuições tem um público alvo diferente de outras. O Debian é uma boa distribuição, dado o número de derivados que tem, mas que eu não a recomendaria para jogar por conta de utilizar versões mais antigas de softwares. E digo isso com toda a tranquilidade, pois uso ela desde a época em que o Etch era o Debian testing da vez (por volta de 2006).
Mito, tanto que muitas pessoas que optam pelo Linux para jogos acabam usando o Xubuntu
Cara o Debian tem versão estavel, testing e unstable.
Você usa a que quiser mais o Debian tem repositórios atualizado sim.
Cada uma é para publico diferente mais todas são para proposito geral.