80GB com /Home separada parece muita coisa

Screenshot%20from%202019-04-24%2018-22-23

Vocês que tem mais experiência com linux, vale a pena diminuir isso ? penso em tirar uns 20Gb que pode servir para algo mais util.

Numa instalação de distro linux, normalmente, o particionamento mais usado é o / e /home
/ - sistema, drivers e programas, principalmente. Mín. de 10 GB, mas, logicamente, depende de quantos programas irá instalar.
/home - dados do usuário, basicamente. Mín. de 5GB, mas, logicamente, depende de quantos arquivos pessoais irá guardar.

2 curtidas

Você está falando do File System? Se a sua partição for de 80GB… o sistema está consumindo em torno de 15-17GB. Se não for instalar mais programas… Pode deixar essa partição com 25 (eu indicaria 35GB). O que sobrar vc utiliza em outra partição.

2 curtidas

Se for usar só uma distro recomendo deixar 30GB para / e 50GB para a /home, mas também tem que ver se você vai testar outra distro, e se você instala bastante programa

1 curtida

to com uma partição separada de 80GB que tinha deixado pra testar outras SO, mas com esse essa diferença de espaço, vou ficar mais preocupado com outras distros ocupando o /home, ainda me pergunto o quanto o kubuntu que instalei esta gastando e não acho que seja fácil limpar isso já que os arquivos se misturam.