6 dicas e ferramentas para turbinar o uso de Flatpak no Linux

De forma lenta e constante, o Flatpak tem uma aceitação crescente no mundo Linux de desktop. É bem integrado ao Fedora e muitas outras distribuições como Linux Mint, Elementary, Solus, etc.

Se você gosta de usar aplicativos Flatpak, aproveite as dicas, ferramentas e ajustes para tornar sua experiência com Flatpak melhor e mais suave.

1. Use o Flathub para explorar novos aplicativos Flatpak

Se você procura por aplicativos Flatpak, acesse o [site oficial] em (Home | Flathub). Nele pode-se obter informações sobre aplicativos recomendados, atualizados recentemente, novos e os populares.

2. Use a extensão Flatline para instalar o Flatpak a partir do navegador

Flatline é uma extensão para Mozilla Firefox, que converte o arquivo fltapakref em link appstream. Quando clicar no botão Instalar, ele solicitará a abertura do link num aplicativo XDG no utilitário que instala atualiza programas em computadores Linux.

3. Integre o Flatpak com o Gnome software/Plasma discover

Além do Fedora, algumas distribuições fornecem suporte ao Flatpak por padrão. Você pode encontrar e instalar aplicativos Flatpak no gerenciador de software gráfico. Nem todas as distros têm isso.

Se você estiver executando alguma outra distribuição com o ambiente de área de trabalho GNOME, poderá habilitar o suporte Flatpak no Gnome software ou Plasma discover.

Se você ativar o suporte ao Flatpak no software, poderá acoplá-lo ao Flatline e instalar os aplicativos Fltapak diretamente do navegador da web.

4. Gerencie as permissões do Flatpak graficamente com o Flatseal

Flatseal é um utilitário gráfico para revisar e modificar as permissões de seus aplicativos Flatpak. Isso torna as coisas muito mais fáceis do que usar o terminal.

Você pode habilitar ou desabilitar as permissões. Lembre-se de que desabilitar algumas permissões pode afetar o funcionamento normal do aplicativo. Você deve saber o que está fazendo.

5. Aplique temas do sistema GTK aos aplicativos Flatpak

A maioria dos aplicativos Flatpak não muda sua aparência de acordo com o tema atual do sistema. Os aplicativos Flatpak são executados dentro de um ‘contêiner’ e não têm acesso ao sistema de arquivos do host, rede ou dispositivos físicos.

Você pode instalar temas no Flatpak para resolver esse problema, mas o seu favorito pode não estar disponível. Alternativamente, pode-se intalar um tema manualmente.

6. Atualize os aplicativos Flatpak

Se a distro não vem integrada ao Flatpak e a central de software, seus aplicativos Flatpak instalados não serão atualizados com as atualizações do sistema. Então faz-se necessário o procedimento manual com um simples flatpak update.

FONTE: aqui

2 curtidas

Excelentes dicas!
Aderi o Flatpak (Quando é empacotamento oficial) em todas as minhas distros, além da facilidade, traz uma certa segurança de um ambiente menos poluído (principalmente com atualizações)…