4 instâncias do gmone shell ativas. Uso de memória e cpu bizarro

Estou com esse problema agora, Ubuntu 22.10. O que pode estar causando isso? Eu mato um processo e ele starta de novo.

É normal ter mais de um processo gnome-shell rodando no sistema. Na verdade, o GNOME Shell é composto por vários processos que trabalham juntos para fornecer a interface gráfica do usuário.

O processo principal do gnome-shell é responsável por gerenciar a área de trabalho, a barra de tarefas, o menu de aplicativos, e outros elementos da interface gráfica. No entanto, há outros processos auxiliares que também são necessários para o funcionamento do ambiente de desktop, como o gerenciador de janelas (mutter) e o gerenciador de configurações (gnome-settings-daemon).

Ao executar o comando ps -aux | grep gnome-shell em um terminal, você pode ver vários processos associados ao gnome-shell. Esses processos são iniciados quando o usuário faz login no ambiente de desktop GNOME e são encerrados quando o usuário faz logout ou desliga o sistema.

Portanto, ter mais de um processo gnome-shell rodando é normal e não indica nenhum problema com o sistema.

Quanto ao uso da memória e cpu, ao menos com base no print, está tudo de acordo.

Olha , não estava assim antes não. Ao menos eu não tinha esse consumo de memória nem o cpu ficava em 30% direto. Não dá pra fazer nada fica tudo lento.

Para gnome, está até mais leve que o habitual.

Vamos ver, nos passe mais informações. Vou te pedir para que siga as instruções desse outro tópico: Como fornecer boas informações, para que tenhamos o mínimo de informações sobre hardware e software.

Complementando, gostaria da saída do comando abaixo também:

inxi -t cm10

Nos mostrará os 10 principais processos que estão consumindo CPU e RAM.

1 curtida

É cara gnomezão o comedor de memória. Tudo normal.

1 curtida

Aquele video sobre consumo de memória no MacOS do Dio nunca foi tão necessário kkk

Vocês viram os boatos de que o Win12 vai requerer uma maquina com 8GB de memória?

Vi ontem quando tava lendo uns sites costumeiros de tecnologia.

1 curtida

Não sei para os outros, mas pra mim sempre que usava uma distro com snap a performance era reduzida e era mais pesado de fazer tudo no sistema, só melhorava depois que eu removia o snap