Estou com esse problema agora, Ubuntu 22.10. O que pode estar causando isso? Eu mato um processo e ele starta de novo.
É normal ter mais de um processo gnome-shell rodando no sistema. Na verdade, o GNOME Shell é composto por vários processos que trabalham juntos para fornecer a interface gráfica do usuário.
O processo principal do gnome-shell é responsável por gerenciar a área de trabalho, a barra de tarefas, o menu de aplicativos, e outros elementos da interface gráfica. No entanto, há outros processos auxiliares que também são necessários para o funcionamento do ambiente de desktop, como o gerenciador de janelas (mutter) e o gerenciador de configurações (gnome-settings-daemon).
Ao executar o comando ps -aux | grep gnome-shell
em um terminal, você pode ver vários processos associados ao gnome-shell. Esses processos são iniciados quando o usuário faz login no ambiente de desktop GNOME e são encerrados quando o usuário faz logout ou desliga o sistema.
Portanto, ter mais de um processo gnome-shell rodando é normal e não indica nenhum problema com o sistema.
Quanto ao uso da memória e cpu, ao menos com base no print, está tudo de acordo.
Olha , não estava assim antes não. Ao menos eu não tinha esse consumo de memória nem o cpu ficava em 30% direto. Não dá pra fazer nada fica tudo lento.
Para gnome, está até mais leve que o habitual.
Vamos ver, nos passe mais informações. Vou te pedir para que siga as instruções desse outro tópico: Como fornecer boas informações, para que tenhamos o mínimo de informações sobre hardware e software.
Complementando, gostaria da saída do comando abaixo também:
inxi -t cm10
Nos mostrará os 10 principais processos que estão consumindo CPU e RAM.
É cara gnomezão o comedor de memória. Tudo normal.
Aquele video sobre consumo de memória no MacOS do Dio nunca foi tão necessário kkk
Vocês viram os boatos de que o Win12 vai requerer uma maquina com 8GB de memória?
Vi ontem quando tava lendo uns sites costumeiros de tecnologia.
Não sei para os outros, mas pra mim sempre que usava uma distro com snap a performance era reduzida e era mais pesado de fazer tudo no sistema, só melhorava depois que eu removia o snap