[370.504620] usb 2-1.4: device descriptor read/64, error -32

sempre que desligo ou ligo o computador aparece isso

[370.504620] usb 2-1.4: device descriptor read/64, error -32

alguem sabe do que se trata?

usp eu desconheço, mas se for usb é mensagem de erro do driver usb do kernel.

Se for isso, o erro 32 é drenagem de corrente elétrica acima do limite na porta usb, geralmente 500mA, que desativa temporariamente essa porta.

Pode acontecer quando:
há muitos disposivitos na mesma porta,
há um HUB sem alimentação externa,
um dispoisitvo que drena muita corrente foi conectado (exemplo hd externo),
cabo avariado,
sujeira na placa mae,
defeito da placa controladora,
etc…

1 curtida

é usb kkkk

como não a dispositivos instalados na hora da ocorrência do erro creio que pode ser sujeira ou alguma das outras opções. Essa semana meu notebook vai pra limpeza e troca de pasta térmica. Vamos ver se depois disso o erro some

Tenho duas experiencias para compartilhar:

Há alguns meses meu notebook começou a não funcinar direito a saída HDMI. As vezes funcionava, as vezes parava “do nada”. Como o problema também acontecia com outro sistema operacional resolvi abrir. Para chegar no conector HDMI tive que desmontar praticamente tudo. Próximo ao conector estava cheio de pó. Joguei muito WD-40, depois tirei o excesso com papel toalha. Pra garantir usei o ferro de solda quente e encostei nos pinos, um a um. Montei de novo e tudo ficou bom.

Alguns anos atrás eu tinha um notebook já bem velho. Um dia fui desligar o computador e encheu de uma mensagem parecida (“overcurrent protection”) antes de desligar. No outro dia ele não ligou mais. Acredito que uma falha no dispositivo USB estava prevenindo a BIOS de inicializar. Foi para o lixo meu notebook “reserva”.

1 curtida

espero que depois da limpeza esse erro suma por aqui. Esse notebook com erro comprei usado e esta bem sujo mesmo. Porém não tenho equipamento para fazer a limpeza. Então vou mandar em técnico

Obrigado por compartilhar sua experiência :smile: