32 bits ainda vive?

Quanto tempo de vida ainda temos nos sistemas 32bits? Especialmente debian

1 Curtida

Pergunta bem complicada. Várias distros já abandonaram as ISOs 32bits já faz algum tempo, mas sempre há a possibilidade de baixar as ISOs mais antigas LTS que ainda vivem por mais algum tempo.
Já o Debian ainda não tomou essa decisão e por se tratar de uma distribuição bastante tradicional, acho que essa questão ainda vai demorar pra ser respondida. De qualquer forma, o Debian 10 possui suporte para 32b e ainda vai demorar um bom tempo até sair a próxima versão, então eu diria que por pelo menos mais uns 2~3 anos será possível baixar uma ISO 32b de uma versão atualizada do sistema.

6 Curtidas

Sistemas operacionais? Bom, vão morrer em 2038 ou seja, tem 19 anos.

As bibliotecas nunca vão acabar ou pelo menos não tão cedo.

No mais é o que o @brunonzanette disse

3 Curtidas

Como assim vão morrer em 19 anos?

1 Curtida

Em 19 anos esses sistemas vão ter problemas irreversíveis com a data, pesquise por Y2K38

4 Curtidas

Isso é apenas um bug que os desenvolvedores têm 18 anos para tratarem, sendo que já existem estudos para isso. Assim como não “morreram” no ano 2000, não vão “morrer” no ano 2038. Só vão ter que ser atualizados como sempre devem ser. Deve-se lembrar que situação parecida já aconteceu com a internet, com o fim do estoque de IPv4 e a atualização para IPv6, e a mesma nunca morreu.

5 Curtidas

Qualquer solução pro Y2K38 quebra a compatibilidade binária, a solução existe a tempos:

Migrar pra x64

3 Curtidas

Ah sim, entendi. Mas até la os sistemas 32bits já estarão extintos há um bom tempo. E mesmo que seja possível usar a mesma solução para os sistemas 32bits acho quase impossível alguém querer gastar tempo com isso.

3 Curtidas

Suporte á arquitetura no sistema operacional não deverá demorar tanto, blibliotecas em 32bits talvez nunca.

1 Curtida