Esse link é muito útil, já botei nos Favoritos. – E concordo com a conclusão dele:
Na minha experiência, o DNF demora mais para baixar metadados do que para baixar um pacote. Isso ocorre porque os metadados do Fedora são maiores que os dos outros gerenciadores de pacotes. Então, acho que o DNF é lento apenas ao atualizar os metadados do repositório. Depois disso, funciona sem problemas.
Eu estava meio perplexo, acompanhando essa conversa, pois nunca achei o dnf
“lento” (uso há vários anos). – Nenhuma grande diferença em relação ao urpmi
do Mageia ou ao Synaptic do PCLinuxOS, por exemplo – embora estes 2 últimos estejam configurados para um espelho no Brasil, enquanto no Fedora nunca alterei os espelhos-padrão; nunca alterei para rapidmirror=True
; e também nunca aumentei o max_parallel_downloads
para mais do que o “3” padrão.
Um aspecto que ninguém comentou aqui é o “delta” (não sei se o nome é esse). – Me refiro àquele mecanismo para baixar “só o que mudou” (de cada pacote), o que supostamente resultaria em uma “economia de download”. – Pelo relatório que o próprio dnf
apresenta no final, a economia é pífia; mas esse cálculo cria uma demora extra, antes de começar a instalação dos pacotes – além daquela demora inicial, ao baixar os índices, que precisam conter informações sobre o “delta” de cada um dos dezenas de milhares de pacotes.
Mas mesmo com tudo isso, não vejo grande diferença em relação ao urpmi
do Mageia ou ao Synaptic (apt-rpm) do PCLinuxOS.
Também não se diferencia muito em relação aos pacotes do Arch / Manjaro (que não são rpm
), nem em relação às distros que usam .deb
/ apt
.
A grande “lentidão” que vejo é no zypper
do openSUSE. O limite de download costuma ficar em 5 MiB/s (picos isolados) e a média, muito abaixo disso – enquanto o dnf
geralmente aproveita muito bem meu limite de download (26,1 MiB/s). – Hoje, houve uma pausa de uns 15 segundos durante o download (imagino que para “pensar” o delta), mas mesmo assim a média do download foi de 11 MiB/s.
Hoje, a “economia de download” foi de 7,8% – mas é comum ficar em 1% – o que não compensa o tempo perdido, para nós, que em geral temos conexão de dezenas ou centenas de “megas”, e sem limite mensal (por enquanto). – Por isso, o “delta” talvez fizesse mais sentido no tempo das ligações discadas. – Se eliminasse tudo que se relaciona ao “delta”, talvez parássemos de achar o dnf
“lento”.
Ainda não examinei (nunca tinha pensado nisso) mas uma solução talvez esteja em simplesmente desabilitar o deltarpm, conforme citado nesta página:
deltarpm
boolean
When enabled, DNF will save bandwidth by downloading much smaller delta RPM files, rebuilding them to RPM locally. However, this is quite CPU and I/O intensive. Default is True.
Mas como disse, essa “lentidão” não me afeta quase nada. Hoje, por exemplo, atualizei 9 distros (exceto openSUSE) em menos de 2 horas. – Tem dias que só a atualização do openSUE Tumbleweed leva 1 hora, e às vezes até 2 horas.