2 SSD's - 2 Linux + 1 Windows

Olá meus caros Dionatan e demais membros do Fórum!

Desejo adquirir dois SSD’s de 120 cada onde um terá o Ruindows 10 por absoluta necessidade por conta de um sistema que utilizo e precisa ser nessa coisa aí.

O Ou SSd terá 2 distribuições MATE ou XFCE - Mint e Ubuntu

A partição /home dos linux e o D: do Ruindows ficarão no HD de 2TB.

É possível? Seria só juntar o que vi nos seus vídeos sobre o assunto?

Abraços e mais uma vez muito obrigado por toda informação e aprendizado que nos proporciona.

Acredito que seja possível sim. Eu recomendo instalar em UEFI, particionando em GPT, começando pelo Windows. Aí, ao instalar as distros, indicar a partição EFI do Win (que estará, digamos, em sda) como boot/EFI (colocando as flags adequadas), mesmo com as / em sdb e as /home em sdc. Ah, é bom colocar uma partição swap no HD mecânico, dependendo de quanto de RAM vc tem

1 curtida

É possível sim. Seria possível deixar a /home até num pendrive se fosse necessário, o Linux é bem flexível nesse quesito.

Até o Windows você pode com alguns truques de cmd.exe pode deixar sua pasta de usuário no D:, mas eu nunca testei.

Talvez fosse melhor ele colocar um swapfile em cada /home, para ele poder hibernar as duas distros independentemente (se ele não for hibernar, vale usar o swap como uma partição só).

1 curtida

Olá @admarcardoso tudo beleza?

Essa é uma instalação bem típica, assista ao vídeo do Dio sobre “home separada” e aquele outro vídeo “tudo sobre o UEFI” e você terá munição mais que suficiente.

Uma sugestão é: nos Linux usem partições UEFI separadas para cada distro, dessa forma terá menos problemas nas atualizações.

:vulcan_salute:

1 curtida

Só tem um grilo: tanto o Mint quanto o Ubuntu usam o mesmo diretório no /boot/efi. Daí o GRUB do sistema que for instalado depois vai sobrescrever o outro GRUB. Mas se fizer a instalação padrão com raiz em sistema ext4, o os-prober consegue adicionar uma outra entrada pro outro sistema operacional.

1 curtida

As pastas de usuário no W10 podem ficar em outra partição, é mais fácil do que parece. Basta encontrar a pasta do usuário, selecionar Documentos, Imagens, Downloads, Desktop e Vídeos, recortar e copiar direto no D:
É só isso? É