Vc vai ter q utilizar o driver 450.66, nele q corrigiram esse problema dos dois monitores. Da um sudo apt upgrade no Mint e vê se ele puxa esse driver. Temos la no blog do Diolinux, um tutorial completo de como ver se vc esta com o driver mais novo e dentro dele tem um link de outro post explicando como por o PPA pra isso. Espero ter ajudado !!! OBS.: No laptop com red hat, ele tem GPU dedicada tbm ou só é usado a GPU do processador??
opa vou procurar esse post.
nao, no red hat nao tem dedicada e funciona sem configurar nada, plugou rodou. isso que me deixa mais p%%$$ kkkk porque o meu pessoal com dedicada nao roda.
esta agora o drive 450, mas ainda assim o monitor nao aparece. tambem adicionei o ppa ja …
cheguei a pensar que a porta usb-c do adaptador nao estivesse funcionando.
o adaptador tem 3 entradas
hdmi , usb e usb c
da mesma forma que uso no redhat, plugo no linux mint.
a porta usb funciona ok quando conecto um pendrive, entao signifxa que a porta usb-c do asus esta ok.
Cara, só por desencargo de consciência mesmo. Testa esse notebook com o Ubuntu 20.04.1 com o Driver que te passei e vê se funciona. Pois eu tenho um amigo/cliente que tem uma GTX1050ti e ta sem usar o segundo monitor, mas foi só add o driver 450 e foi e tenta tbm plugar o segundo monitor com o cabo hdmi direto, sem passar pelo adaptar tbm.
Então, se eu conectar direto no HDMI como único monitor externo funciona na hora. Só não funciona quando ele vira segundo monitor externo.
Pouts não tem como eu por Ubuntu…
Agora já não sei oque fazer
To achando q é esse adaptador seu q não funcionava com drivers proprietários da NVIDIA e usar o Nouveau pra sua GPU ta fora de cogitação. E falei do Ubuntu pois vc não é o primeiro a relatar problemas com o Mint (mesmo ele sendo baseado no Ubuntu) e já vi vários relatos de gente q trocou o Mint pelo Ubuntu e resolveu vários problemas.
sim, de fato pensei que fosse o adaptador, mas eu uso ele mesmo no lenovo da redhat, e la ele funciona.
pensei que pudesse ser a porta usb-c do meu asus, mas alem de ser uma maquina de tao so 8 meses, o adaptador funciona, pois ele tem 3 entradas e quando plugo um pendrive abre e funciona em velocidade estroondosa.
vou fazer um live do ubuntu e ver se funcionam os dois nele.
é que eu relativamente nao gosto do visual do ubuntu
Como falei antes, no laptop q vc tem o RedHat, não tem a NVIDIA, então fica mais sussa usar essas coisas. A grande pedra nesses notes com NVIDIA com dGPU (dedicados) é depender do driver proprietário, e assim podendo ter essa incompatibilidade manja.
É pra isso que tem as Flavours oficias do Ubuntu, pois ele não se restringe somente ao GNOME hehe OU se vc preferir tem o pessoal do ZorinOS tbm.
boa, acabei vendodepois de fazer
instalei o ubuntu mesmo e nao deu também
criei um partição pra isso, fiz com o linux mint 19 e tbm nao .
vou baixar o zorin aqui pra ver se vai … ta ■■■■ isso ae =(
por obs:
AOC 24G2U5 IPS 23.8" FHD 16:9 75Hz FreeSync
24G2U5/BK , este é monitor
1 x DisplayPort 1.2
2 x HDMI 1.4
4 x USB 3.0
Line in
Headphone out (3,5mm)
Suporte HDCP.
ele tem uma vga tambem: segue fotos:
sera, que ha algum adaptador pra plugar na porta usb do pc que venha do hdmi ou vga do monitor ?
isso funcionaria?